Chega a mais de 40 cães mortos suspeitos de intoxicação com petiscos

Os casos estão por todo o país, de acordo com a delegada Danúbia Quadros, da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor de Belo Horizonte

Cães conseguem sobreviver depois de intoxicação por petiscos | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já chega a mais de quarenta, o número de cães mortos após ingestão de petiscos possivelmente produzidos pela empresa Bassar Pet Food. Os casos estão por todo o país. De acordo com a delegada Danúbia Quadros, da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor de Belo Horizonte (MG), onde surgiram os primeiros casos.

Segundo ela, nesta segunda-feira (5), mais um caso de óbito foi registrado na capital mineira. Trata-se do oitavo  por suspeita de intoxicação pelo produto. Várias amostras estão sendo periciadas. A primeira delas, já detectou a presença de mono-etilenoglicol, substância tóxica também encontrada no caso da Cervejaria Backer. No caso da cerveja, dez pessoas morreram e várias outras acabaram internadas e com sequelas permanentes.

A empresa está contribuindo com as investigações sobre a intoxicação dos cachorros- reprodução

– Hoje foi registrada mais uma ocorrência citando óbito, além de outras internações. Então, em Belo Horizonte, já são oito casos de mortes, e têm chegado aos meu conhecimento várias outras mortes Brasil à fora. Cerca de 40 até o momento – revela a delegada.

A delegacia, em Belo Horizonte, tem recebido informações de casos de outras cidades de MG e de outros estados também.

Na sexta-feira, Danúbia Quadros já havia falado de registro cães mortos após ingestão dos petiscos em outros nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas, Sergipe e no Distrito Federal. Segundo ela, imediatamente após à ingestão do petisco, os cães apresentaram muita sede. Poucas horas depois, vômito e prostração.

Dois cachorrinhos sobreviveram a ingestão do alimento suspeito de contaminação -reprodução

Suspeita de contaminação

A princípio os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). 

A Bassar, por sua vez, disse que está contribuindo para as investigações e acrescentou que contratou um laboratório particular para que também sejam feitas análises dos produtos suspeitos. A empresa disse ainda que entrou em contato com seus fornecedores, para averiguação dos insumos utilizados. Veja o comunicado:

"A Bassar Pet Food informa que interrompeu a produção de sua fábrica desde semana passada até que sejam totalmente esclarecidas as suspeitas de contaminação de pets envolvendo lotes de seus produtos. A empresa também contratou uma empresa de perícia para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e maquinários em sua fábrica, e de todas as matérias primas que compõem o produto final.

De modo preventivo, a companhia está retendo em todo território nacional todos os produtos produzidos em sua planta fabril até que os laudos sejam apresentados.

A Bassar esclarece que ainda não teve acesso ao laudo produzido pela Polícia Civil de Minas Gerais, mas está colaborando totalmente com as autoridades desde o início dos relatos sobre os casos. A companhia está colaborando com as investigações e todas as autoridades para elucidação do caso. A empresa enviou amostras de seus produtos e matérias primas para institutos de referência nacional para atestar a segurança e conformidade dos produtos sob investigação.

Além disso, acionou todos os seus fornecedores para que façam o rastreamento dos insumos utilizados para averiguarem a possibilidade de algum tipo de contaminação.

A empresa está solidária com todos os tutores de pets – nossos consumidores e razão de nossa empresa existir. Somos os maiores interessados no esclarecimento do caso. Por isso, a empresa vem tomando todas as providências para investigação dos fatos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES