Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Cheia do Rio Parnaíba deixa bairros alagados e põe cidades em alerta

O boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (21) aponta que rios continuarão a elevar seu nível devido as precipitações

Compartilhe

A cheia do Rio Parnaíba já deixa bairros alagados em Teresina e põe em alerta as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia nas próximas horas, tendo em vista a persistência do quadro de inundação. O boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (21) aponta que nessas regiões, os rios continuarão a elevar seu nível devido as precipitações.

No bairro Poty Velho, a dona de casa Danyele Sousa, teve sua residência alagada pela água do Rio Parnaíba. "Eu tirei minhas coisas de casa e levei para um mercado velho, perdi colchões, fogão, mas estou voltando, ninguém ainda tomou providência", afirma.

Cheia do Rio Parnaíba já inunda casas no Bairro Poty Velho. Foto: Efrém Ribeiro.

De acordo com pesquisador em Geociências da CPRM, Claudio Damasceno os alagamentos ocorrem por conta da localização das cidades, que são ribeirinhas, e pela elevação no nível dos rios, que nas próximas horas, poderão subir mais.

O rio Marathaoan em Barras subiu nas últimas 24 horas, 18 centímetros.  O rio Longá em Esperantina, já ultrapassou a cota de inundação que é de 8,19 m, estando com 79 cm acima da cota. Com as chuvas, haverá tendência de elevação acentuada nas próximas horas. A cota esperada para às 15:45h de hoje é 8,38 m.

Quanto à Luzilândia, o rio Parnaíba deve atingir cota prevista para inundação às 20:30 h em torno de 6,05 m, podendo dessa forma atingir 35 cm acima da cota de inundação (5,70 m).

Já o rio Poti em Teresina apresentou redução do nível nas últimas 24 horas, regrediu 72 cm. A cota atual é de 9,50 m, portanto 50 cm abaixo da cota de inundação. A tendência nas próximas horas é que o rio sofra uma pequena elevação, em torno de 12 cm, antes de começar a reduzir o nível no horizonte de previsão de 10 horas, para valores em torno de 9,52 m às 18:30 h de hoje, (21/03).




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar