Cheia do Rio Parnaíba deixa bairros alagados e põe cidades em alerta

O boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (21) aponta que rios continuarão a elevar seu nível devido as precipitações

| Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cheia do Rio Parnaíba já deixa bairros alagados em Teresina e põe em alerta as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia nas próximas horas, tendo em vista a persistência do quadro de inundação. O boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (21) aponta que nessas regiões, os rios continuarão a elevar seu nível devido as precipitações.

No bairro Poty Velho, a dona de casa Danyele Sousa, teve sua residência alagada pela água do Rio Parnaíba. "Eu tirei minhas coisas de casa e levei para um mercado velho, perdi colchões, fogão, mas estou voltando, ninguém ainda tomou providência", afirma.

Cheia do Rio Parnaíba já inunda casas no Bairro Poty Velho. Foto: Efrém Ribeiro.

De acordo com pesquisador em Geociências da CPRM, Claudio Damasceno os alagamentos ocorrem por conta da localização das cidades, que são ribeirinhas, e pela elevação no nível dos rios, que nas próximas horas, poderão subir mais.

O rio Marathaoan em Barras subiu nas últimas 24 horas, 18 centímetros.  O rio Longá em Esperantina, já ultrapassou a cota de inundação que é de 8,19 m, estando com 79 cm acima da cota. Com as chuvas, haverá tendência de elevação acentuada nas próximas horas. A cota esperada para às 15:45h de hoje é 8,38 m.

Quanto à Luzilândia, o rio Parnaíba deve atingir cota prevista para inundação às 20:30 h em torno de 6,05 m, podendo dessa forma atingir 35 cm acima da cota de inundação (5,70 m).

Já o rio Poti em Teresina apresentou redução do nível nas últimas 24 horas, regrediu 72 cm. A cota atual é de 9,50 m, portanto 50 cm abaixo da cota de inundação. A tendência nas próximas horas é que o rio sofra uma pequena elevação, em torno de 12 cm, antes de começar a reduzir o nível no horizonte de previsão de 10 horas, para valores em torno de 9,52 m às 18:30 h de hoje, (21/03).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES