Chesf aumenta novamente vazão da barragem de Boa Esperança para 1.300 m³/s

A Eletrobras Chesf comunicou que o novo patamar deve permanecer neste valor até nova reavaliação.

Barragem de Boa Esperança | Divulgação/Chesf
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vazão da barragem de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, foi novamente aumentada em razão das fortes chuvas que caem na região. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) comunicou que o novo patamar do reservatório foi ampliado para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

"A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento", informou a Chesf ao acrescentar que a capacidade do reservatório se encontrava, na segunda-feira (20), com 66,6% do volume útil.

Chesf aumentou a vazão da barragem de Boa Esperança duas vezes em uma semana | FOTO: Chesf

Há menos de uma semana, na última quinta-feira (16), a Chesf havia informado o aumento da vazão para 800 m³/s, quando seu armazenamento estava em 68%. 

"A Eletrobras Chesf ressalta que seja fortemente evitada pelas comunidades ribeirinhas a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.", informou a Chesf.

Na tarde desta terça-feira (21), o Rio Parnaíba, no ponto de monitoramento de Barão de Grajaú (MA) e Floriano (PI), atingiu a cota de atenção, ao alcançar 5,76 m. Às 18h, já havia subido 15 cm, atingindo 5,91 m, mas ainda longe da cota de alerta (=>6,80m).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES