Chesf diminui vazão das águas da Barragem de Boa Esperança

De acordo com a Chesf, o Reservatório atingiu 68,5% de sua capacidade de armazenamento, nessa segunda-feira (17). No início de janeiro, a barragem chegou a registrar um armazenamento correspondente a 83,8% de seu volume

Barragem de Boa Esperança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe (distante 352 km de Teresina), teve redução de seu volume acumulado nos últimos dias em decorrência do período chuvoso.

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco (Chesf), o Reservatório atingiu 68,5% de sua capacidade de armazenamento, nessa segunda-feira (17) com afluência média diária de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s) e defluência média diária de 1.595 m³/s. No início de janeiro, a barragem chegou a registrar um armazenamento correspondente a 83,8% de seu Volume Útil (V.U.).

Vazão da Usina de Boa Esperança foi reduzida pela Chesf | FOTO: Divulgação/Chesf

Com a previsão de oorrência de chuvas dentro da média para o período, a Chesf informou que está prevista uma afluência média diária da ordem de 1.230 m³/s nesta terça-feira (18). A vazão da água foi reduzida de quase 1.600 m³/s ontem (17) para o patamar de 1.100 m³/s hoje, permanecendo com uma liberação média diária de 1.350 m³ /s. 

Chuvas continuam menos intensas

A previsão meteorológica indica redução das chuvas, com precipitações mais fracas na Bacia do Rio Parnaíba. Contudo, a Chesf alerta que o volume pode voltar a subir com a continuidade do período chuvoso.

"Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2021 e segue até abril de 2022", informou o Boletim. 

A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) indica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará favorecendo condições de chuvas no Piauí, porém, mais reduzidas, pelos próximos dois dias.

"Acumulados de chuva mais significativos devem acontecer no norte e centro-norte do estado", informou o boletim com a previsão do tempo, emitido pela Semar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES