Chesf reduz vazão da usina hidrelétrica de Boa Esperança em Guadalupe

A previsão meteorológica indica a ocorrência de chuvas dentro da média para o período na Bacia do Parnaíba

Chesf reduz vazão da usina hidrelétricas de Boa Esperança em Guadalupe | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A usina hidrelétrica de Boa Esperança, em Guadalupe-PI, teve vazão reduzidas na sexta-feira (14). A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação e manutenção das usinas informa que o Reservatório de Boa Esperança atingiu 69,35% de seu volume útil.

Boa Esperança está recebendo média diária de 1.650 metros cúbicos por segundo (m³ /s) de água e na sexta, passou a liberar menos água, reduzindo de 2.000 m³ /s para 1.600 m³ /s em média diária. A previsão meteorológica indica a ocorrência de chuvas dentro da média para o período na Bacia do Parnaíba.

Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,96 m, portanto abaixo da cota de inundação 2,02 m. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 6,88 m. A cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas atuais mudem.

Em Teresina e Timon-MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23 m, em cota de atenção, abaixo da cota de alerta (abaixo 27 cm), sendo prevista um aumento do nível nas próximas 8 horas para cota 5,31 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,13 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,12 m, 12 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, é de 2,48 m, devendo elevação nas próximas 10 h com valores em torno de 3,59 m, devido às chuvas observadas e a subida rápida do rio em Prata do Piauí, mas mantendo-se, ainda, em situação de normalidade. Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,41 m, superando em 21 cm a cota de atenção (3,20 m), sendo prevista a estabilização da cota em torno de 3,42 m nas próximas 8 horas. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,18 m, devendo sofrer pequena elevação nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,19 m, ainda em situação de normalidade.

Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí/PI e Benedito Leite/MA, o somatório das vazões das estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (os três rios que contribuem para o volume de água que ora escoa pelas duas cidades), apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.810 m³/s. O valor máximo ocorreu às 10 h da manhã do dia 03/01/2022 com valores próximos a 2120  m³/s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES