Chico Lucas: “Bons policiais serão bonificados, maus serão punidos”

O secretário disse ainda que a Secretaria de Segurança vai liberar para o policial militar também registrar o Boletim de Ocorrência.

Chico Lucas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, falou em entrevista ao meionorte.com sobre o Projeto de Lei que prevê demissão de policial que se recusar a realizar o registro de boletim de ocorrência. Segundo Chico Lucas, a mudança está gerando uma certa polêmica dentro da Segurança.

“Nós temos pesquisas que 60% dos crimes não tem registro de ocorrência, ou seja, as pessoas não fazem esse boletim e por isso é que nós vamos facilitar”, explicou. 

De acordo com Chico Lucas os maus policiais são minorias, mas eles serão punidos. “A maioria são bons policiais, então preocupado em melhorar a qualidade do serviço, eu determinei isso ao delegado geral de que os bons serão bonificados, mas os maus serão punidos. Aqueles que cumprirem a meta receberão um plus, agora aqueles que não cumprirem o mínimo serão punidos. Para que serve um distrito policial se ele não registrar uma ocorrência?”, questionou.

Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas - Foto: Reprodução

“Lá tem uma determinação, se não tiver sistema tem obrigação de fazer no papel. Isso não existe, aquele policial que se recusar a registrar ocorrência procure a ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública. Já determinei ao corregedor, todos os processos de recusa porque isso é determinante para a segurança pública. Se a polícia não registra a ocorrência, como eu vou saber que aconteceu esse crime? Como eu vou cobrar investigação? Finalização dos inquéritos?”.

O secretário disse ainda que a Secretaria de Segurança vai liberar para o policial militar também registrar o Boletim de Ocorrência. “Quem faz boletim de ocorrência é a Polícia Civil, mas a gente vai liberar para a Polícia Militar também fazer. O registro de ocorrência ter que ser aberto, a comunicação com a Secretaria de Segurança tem que ser ampla”, disse. 

“Nós vamos também trabalhar com o Ministério Público e a justiça cobrando o resultado dos processos, estou fazendo um levantamento levando ao presidente, desembargador Hilo de Almeida os principais criminosos, os faccionados. Nós já temos um universo de 1 mil a 2 mil que são os mais perigosos, que são os que estão causando esse problema na sociedade principalmente Teresina e Parnaíba”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES