China inaugura o maior aeroporto do mundo com 700 mil m²

Desenhado por Zaha Hadid, o Beijing Daxing International Airport tem o tamanho de 98 campos de futebol

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pequim, capital da China, inaugurou na quarta-feira (25 de setembro) o maior aeroporto do mundo. O Beijing Daxing International Airport (PKX) chega para aliviar o segundo aeroporto mais movimentado do planeta, o Beijing Capital International Airport (PEK), que transportou 101 milhões de passageiros em 2018, segundo números do Airports Council International.

O novo aeroporto deverá alcançar sua capacidade total em 2040, comportando 100 milhões de passageiros por ano. Em cinco andares, o edifício dedica dois para embarque (divididos em nacional e internacional), dois para desembarque e um último com plataforma de trem e metrô.

Vista aérea do novo aeroporto, que se assemelha a uma estrela do mar (ansonmiao/Getty Images)

A construção foi apelidada de estrela do mar por conta da cor laranja da cobertura e de suas cinco compridas alas que convergem para um saguão central. O terminal possui 700 mil m², o equivalente a 98 campos de futebol, e o investimento total da obra gira em torno de 400 bilhões de yuans (cerca de 234 bilhões de reais).


O interior do prédio mostra a fluidez e as curvas do design de Zaha Hadid (Visual China Group/Getty Images)

Apesar do tamanho monumental, o diretor-geral do projeto, Li Yianhua, afirmou que os portões de embarque estarão acessíveis a uma caminhada de, no máximo, 6 minutos a partir do raio-x.

Para compensar a distância de 58 quilômetros até o Centro, o aeroporto está integrado a uma estação de trem e metrô no subsolo, que levará o passageiro até o centro de Pequim em 19 minutos ao preço de € 4.40.

A arquiteta

Desenhado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana-britânica, o prédio esbanja fluidez e dinâmica, com curvas e diversas janelas pelo prédio, seguindo a tendência da designer, que faleceu em 2016.

Hadid foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (conhecido como o Nobel da arquitetura) e também foi condecorada como uma Ordem no Império Britânico (título da cavalaria para contribuições nas artes e ciências) e uma medalha de ouro do Royal Institute of British Architects por seu trabalho.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES