China sofre com pior tempestade de areia em uma década

Centenas de voos foram cancelados nos 2 principais aeroportos da capital Pequim. Fenômeno deve afetar 12 províncias, do extremo noroeste ao extremo nordeste do país.

Mulher caminha sobre ponte de pedestres em meio a tempestade de areia no distrito comercial de Pequim | Foto: Mark Schiefelbein/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A capital da China e uma grande parte do norte do país foram envolvidos nesta segunda-feira (15) pela pior tempestade de areia em uma década, que forçou o cancelamento de centenas de voos.

Arranha-céus no centro de Pequim ficaram praticamente escondidos em meio à poeira e à areia, e mais de 400 voos saindo dos dois principais aeroportos da cidade foram cancelados em razão dos ventos fortes e da baixa visibilidade.

O Centro Meteorológico Nacional disse que a tempestade se desenvolveu no deserto de Gobi, na região da Mongólia Interior, e que é a mais intensa em dez anos, além de ocupar a maior área.

Mulher caminha sobre ponte de pedestres em meio a tempestade de areia no distrito comercial de Pequim — Foto: Mark Schiefelbein/AP 

O órgão prevê que a areia e a poeira devem afetar 12 províncias, da região de Xinjiang, no extremo noroeste, Heilongjiang, no extremo nordeste, e chegar até a cidade portuária Tianjin, perto de Pequim, na costa oriental do país.

Essas tempestades de areia costumavam ocorrer regularmente na primavera, quando a areia dos desertos ocidentais sopra para o leste, afetando até no norte do Japão.

O plantio maciço de árvores e arbustos reduziu os efeitos em outras partes da China nos últimos anos, mas a expansão das cidades e de indústrias, junto com a mineração a céu aberto e a pecuária, colocam uma pressão constante sobre o meio ambiente em toda o país.

Com uma mistura de deserto e estepe relvada, a Mongólia Interior é particularmente propensa a climas extremos resultantes da exploração de recursos.

Ciclista tenta cobrir o rosto em meio a tempestade de areia que tomou Pequim nesta segunda (15) — Foto: Ng Han Guan/AP

Poluição em Pequim

Ainda não está claro se a poluição também contribuiu para o fenômeno em Pequim, que sofre com um recente declínio geral na qualidade do ar.

O Partido Comunista chinês prometeu reduzir as emissões de carbono em 18% nos próximos cinco anos e tenta há anos melhorar a qualidade do ar na capital e em outras grandes cidades.

Mas ambientalistas dizem que a China precisa fazer mais para reduzir a dependência do carvão, que a transformou no maior emissor mundial de gases causadores das mudanças climáticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES