“Chuva de granizo em Floriano veio do Maranhão”, diz Secretaria do Meio Ambiente

A chuva chegou ao Maranhão e foi transportada pelos ventos até o Piauí

"Chuva de granizo em Floriano veio do Maranhão", aponta Secretaria do Meio Ambiente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ger?ncia de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos H?dricos (Semar) alertou para a possibilidade do fen?meno que aconteceu, na tarde de ter?a-feira (23), em Floriano, quando a cidade foi atingida por chuva de granizo. Com o alerta "N?o ? descartada a possibilidade de eventos extremos no Estado", a Ger?ncia distribuiu um boletim, na manh? do mesmo dia, em que chama a aten??o para uma queda brusca de temperatura no Maranh?o, com possibilidade de chuva.

A chuva chegou ao Maranh?o e foi transportada pelos ventos at? o Piau? encontrando uma massa de ar quente no munic?pio de Floriano, onde ocorreu o choque t?rmico. Segundo o meteorologista Mainar Medeiros, da Semar, o fen?meno do granizo aconteceu de forma precipitada: "o que era ?gua se transformou em gelo", explicou.

O mesmo boletim da Ger?ncia alerta que entre os dias 23 a 25 de setembro de 2008, a umidade relativa do ar estar? flutuando em n?veis de alerta com valores entre 20% a 40%. Ao atingir Floriano, a massa fria que vinha do Maranh?o encontrou a cidade em momento de ?ndice de umidade do ar muito baixo. Granizo ? a forma de precipita??o de part?culas s?lidas de gelo, transparentes ou transl?cidas, que podem medir de 5mm a um tamanho de uma laranja; o recorde das maiores pedras de granizo foi alcan?ado em Bangladesh, onde cada pedra pesava cerca de 5 quilos.

Segundo estudos de cientistas e meteorologistas, a forma??o do granizo "ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus, que podem chegar a alturas de at? 1.600 m. No interior dessas nuvens, as freq?entes correntes de ar elevam o vapor de ?gua condensado ?s maiores altitudes, passando acima da linha Isot?rmica, que ? de 0?C, assim, essas got?culas de ?gua se congelam at? terem o peso suficiente para cair. Dependendo de certas condi?es, as pedras de gelo podem ser t?o pequenas que chegam a cair sobre o solo j? na forma l?quida. Entretanto, a forma??o do granizo depende das condi?es de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos n?cleos de gelo?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES