Chuva faz rios transbordarem, causa alagamentos e trava São Paulo

O rio Tietê transbordou e a Marginal foi fechada sentido Cebolão, na altura da ponte da Casa Verde.

| Roberto Casimiro/FotoArena/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chuva que começou a atingir São Paulo neste domingo (9) causou estragos visíveis já nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (10). As informações são do G1.

As Marginais Tietê e Pinheiros tiveram trechos intransitáveis por causa dos transbordamentos dos respectivos rios. A circulação dos transportes públicos foi comprometida e a prefeitura suspendeu o rodízio de veículos. A recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa.

De acordo com a Prefeitura, o temporal ganhou força a partir da primeira hora da madrugada desta segunda-feira (10), acumulando, em aproximadamente 3h, cerca de 60 milímetros (mm) de média na cidade. Determinados bairros registraram números acima disso. Veja as situações em alguns bairros:

Crédito: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Lapa 98,3 mm;

Pinheiros 86,9 mm;

Butantã 82,1 mm;

Sé 76,5 mm.

A capital paulista registrou 83% da chuva prevista para o mês de fevereiro em apenas 10 dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Para o mês de fevereiro, a média esperada é de 216,7 mm. Até as 7h desta segunda-feira (10), havia chovido cerca de 179,9 mm. O temporal foi provocado por causa da passagem de uma frente fria pela costa paulista, associada a uma área de baixa pressão atmosférica.

Crédito: Reprodução/TV Globo

A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada. Mas a Grande São Paulo, principalmente Barueri, também amanheceu em clima de caos por causa da chuva. Segundo o CGE, o tempo deve continuar instável e com chuva nesta segunda-feira (10).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, desde domingo (9) até às 8h desta segunda-feira (10), foram registrados 141,2 mm de chuva em Barueri. No Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, foram registrados 113,2 mm de chuva. A média nos últimos 30 anos para o mês de fevereiro nesta estação de medição é de 249,7 mm.

Crédito: Rafael Ihara

Resumo:

Rodízio de veículos: suspenso por todo o dia;

Marginais: Tietê e Pinheiros chegaram a ficar fechadas em pontos com alagamento; na Tietê, o ponto crítico foi na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão. Às 11h20, a Tietê foi liberada próximo à Ponte do Limão, na pista expressa sentido Ayrton Sena, e a Pinheiros foi liberada junto à Ponte Engenheiro Roberto, sentido Interlagos;

Chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto e Dutra registraram congestionamento; a situação era a mesma na Castello Branco e na Imigrantes;

Crédito: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

Congestionamento: por volta de 8h, havia 89 km de lentidão em toda cidade;

Trens: a linha 9 da CPTM está parada — a 8 ficou paralisada por algumas horas durante a manhã;

Metrô: opera normalmente;

Aeroporto: Guarulhos e Congonhas estão aberto para pousos e decolagens;

Ocorrências: os Bombeiros registraram mais de 4 mil chamadas na Grande São Paulo: 546 acionamentos por enchentes, 97 quedas de árvores e 88 desabamentos/desmoronamentos;

Suspensão de atividades: o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o expediente em todas as unidades judiciais da comarca da Capital.

Crédito: Roberto Casimiro

Situação em tempo real

O metrô informou que opera normalmente desde o começo do dia, mas a linha 9 - Esmeralda da CPTM parou — a linha 8 - Diamante ficou paralisada até às 9h10 (leia sobre os ônibus abaixo).

O Plano de Ação Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a pedido da CPTM em decorrência de problemas que afetaram a circulação dos trens na linha 9 - Esmeralda entre as estações Osasco e Santo Amaro.

No começo da manhã desta segunda-feira (11), a cidade chegou a registrar 76 pontos de alagamentos, sendo 68 intransitáveis e 8 transitáveis. Às 9h, este número baixou para 56 pontos de alagamentos, sendo 51 intransitáveis e 5 transitáveis.

Crédito: Fábio Vieira/Estadão Conteúdo

O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado no piscinão de São Bernardo, segundo os Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (10). Ele estava desaparecido desde sábado (8). Inicialmente, a reportagem afirmou erroneamente que homem desapareceu no domingo (9), quando a chuva começou.

Crédito: Marcelo Gonçalves/SigmaPress/Estadão ConteúdoCrédito: Fábio Vieira/Estadão Conteúdo

Crédito: Roberto Casimiro/FotoArena/Estadão Conteúdo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES