Chuvas: Barragem Emparedado atinge capacidade máxima, em Campo Maior

As barragens de Mesa de Pedra, em Valença, assim como Emparedado (Campo Maior) chegaram a sangrar, de acordo com a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa

Barragem Emparedado, em Campo Maior | FABIO WELLINGTON/CAMPOMAIOREMFOCO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A barragem Emparedado, em Campo Maior (PI) atingiu a sua capacidade máxima, segundo informou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), no Boletim Hidrometeorológico divulgado nesta sexta-feira (18). O reservatório Piracuruca, em Piracuruca, também está perto de atingir 100% de seu volume: nesta sexta, atingiu 96,5% de sua capacidade. 

Apesar das chuvas em praticamente todas as regiões do Piauí, os reservatórios pouco aumentaram seus volumes. Em entrevista ao meionorte.com, a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, explica a variação negativa no nível de alguns reservatórios.

Barragem Emparedado, em Campo Maior, chegou a sangrar | FOTO: Reprodução 

"A maioria desses reservatórios estão na região que choveu pouco entre o fim de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro. E aqueles como Piaus (São Julião) e Petrônio Portela (São Raimundo Nonato) tendem a reduzir seus volumes pois além de chover pouco na região, a demanda por água é maior para consumo humano e consumos diversos", destaca. 

Monitoramento dos níveis

A Semar monitora 27 reservatórios no Piauí e tem observado o nível de água nesse período chuvoso. "As barragens, para adquirirem boa recarga, precisam de chuva em grande volume nas cabeceiras, mas [o nível] está dentro do quadro normal. Choveu pouco nesse mês e justifica o declínio", complementou Sônia Feitosa. 

De acordo com a gerente, os níveis das barragens de Algodões II (no município de Curimatá) e Bezerro (José de Freitas) tem aumentado nos últimos dias. As barragens de Mesa de Pedra, em Valença, assim como Emparedado (Campo Maior) chegaram a sangrar.

"Só não está aumentando em alguns reservatórios onde está chovendo pouco, no semiárido e que há uma demanda grande por água, tais como Piaus, Petrônio Portela, Bocaina. Mas em suma, a grande maioria deles está aumentando o nível", informou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES