Chuvas: Com 60 famílias atingidas, Curimatá decreta situação de emergência

Outro agravante na região foi o rompimento de dois trechos da PI-256, entre as cidades de Curimatá e Morro Cabeça do Tempo.

i | i
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Curimatá, no Sul do Piauí, decretou situação de emergência após as fortes chuvas registradas no município nos últimos dias que já atingiu quase 60 famílias na região. A medida foi assinada pelo prefeito Valdecir Júnior (Progressistas) e publicada no Diário Oficial dos Municípios na edição do último dia 12 de janeiro. 

Nas redes sociais, o gestor comentou que o acumulado de chuvas nos 10 primeiros dias de janeiro já preocupa, que faz o levantamento das famílias desabrigadas devido às chuvas. A madrugada da última segunda-feira (10) foi de muita chuva na cidade, alcançando 130 milímetros.

“Foram 440 milímetros de chuva do final de dezembro até agora. A média histórica de chuva é de 900 milímetros em todo o inverno, já temos famílias desabrigadas. Determinamos que a Assistência Social faça o levantamento da situação para que a Prefeitura possa auxiliar essas pessoas”, anunciou o prefeito. 

Além disso, o sistema de segurança da barragem Vereda da Cruz foi aberto pela prefeitura para que ela não transbordasse e causasse mais prejuízos. “Montamos uma força tarefa para limpeza de ruas e avenidas. Além disso, estamos fazendo o levantamento dos prejuízos na parte de infraestrutura, como estradas e prédios públicos para que possamos fazer os pequenos reparos o quanto antes e os demais, mais complexos, elaborar um projeto para iniciar tão logo o tempo esteja estável”, reiterou Valdecir Júnior. 

Outro agravante na região foi o rompimento de dois trechos da  PI-256, entre as cidades de Curimatá e Morro Cabeça do Tempo, comprometendo parcialmente o tráfego de veículos e pedestres por esta via e sendo obrigado buscar um desvio para se chegar aos povoados do extremo norte do município e a cidade de Morro Cabeça no Tempo. 

“Houve o corte em dois pontos dessa rodovia, que recebe a pavimentação asfáltica feita pelo DER, entre as cidades, mas dentro do território de Curimatá. O tráfego não ficou totalmente comprometido em razão da existência da antiga estrada que hoje está servindo como um desvio para se chegar aos povoados da região e ao município de Morro Cabeça no Tempo”, disse o prefeito.

O decreto já entrou em vigor e vale pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado caso for necessário.

Trecho de estrada que liga municípios se rompe após chuvas em Curimatá (Foto: Divulgação)

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES