Chuvas concentradas ao Norte do Piauí elevam nível dos rios; 2 em alerta

Os rios Marataoan (em Barras) e Parnaíba (em Luzilândia) permaneceram elevados e em cota de Alerta

Nível do Rio Parnaíba, em Teresina | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos sete dias, o nível dos rios localizados na região Norte do Piauí registraram aumento considerável devido as chuvas mais concentradas na região. A informação é do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), que monitora o nível dos rios na Bacia do Parnaíba. 

Segundo o órgão federal, foi verificada a elevação mais acentuada do rio Longá, em Esperantina, e o atingimento nesta estação da cota de alerta. Os rios Marataoan (em Barras) e Parnaíba (em Luzilândia) permaneceram elevados e em cota de Alerta. 

“Os rios tem se comportado dentro do esperado desde o início do mês de abril a exceção do rio Parnaíba, em Luzilândia, que vem acima do esperado há mais de 15 dias e o rio Longá, em Esperantina, que se elevou bruscamente de segunda-feira (04) para terça-feira (05) mas voltou para situação dentro do esperado, nesta quinta-feira (7). O rio Parnaíba, em Barão de Grajaú (MA), está levemente abaixo do esperado”, informou o boletim publicado nesta quinta-feira (7). 

Rio Parnaíba, em Teresina | foto: Raíssa Morais

O boletim informa, ainda, que o rio Longá, em Esperantina, está em cota de atenção. Já o rio Parnaíba, nas estações de Teresina e Barão de Grajaú, estão em situação de normalidade. O rio Poti, na capital, está elevado mas em situação de normalidade.

A previsão, segundo o CPRM, é que os níveis dos rios na região Norte e Centro-Norte do estado continuem elevados por conta dos volumes de chuvas que devem continuar caindo nessa região durante os próximos dias. 

“Com essa tendência de elevação por conta das previsões pluviométricas, é válido ressaltar uma atenção especial aos rios da região norte onde os níveis já encontram-se elevados, principalmente, na calha dos rios Marataoan, que está em cota de alerta, e o Longá, em cota de atenção, mas que tem resposta rápida as precipitações significativas na bacia”.

Menos chuva no Sul do Piauí

Por outro lado, as chuvas começaram a reduzir mais ao sul do Piauí.  O CPRM informou que os volumes verificados na última semana e esperados para os próximos dias mostram um “arrefecimento nas precipitações no sul da bacia do Parnaíba. Tal fato fez com que a barragem de Boa Esperança diminuísse os volumes liberados e passasse a liberar os volumes usuais para atendimento de geração de energia e usos múltiplos”. 

Resultado da redução de chuvas já refletiu nas cidades de Floriano e Barão de Grajaú, com os níveis bem mais baixos do rio Parnaíba. “Nos próximos dias poderá ser percebido, também, em Teresina e Timon”, diz a nota.

As previsões gerais seguem apontando para todo o período chuvoso da ocorrência de chuvas dentro ou acima da média na bacia devido, principalmente, à ocorrência de La Niña. Segundo o CPRM, “é possível que os rios atinjam cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES