Chuvas dão trégua no Piauí e temperaturas voltam a subir; Veja previsão

O período chuvoso continua, mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, a previsão é de chuvas dentro da média esperada.

Chuva no Piauí | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após mais de 20 dias de chuvas intensas registradas por quase todo o Piauí, as precipitações deram uma trégua. O período chuvoso continua, mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, a previsão é de chuvas dentro da média esperada. 

"Mesmo com a continuidade da La Nīna, o oceano Atlântico Sul mudou de configuração. Estava indicando aquecimento favorável de suas águas, porém, em meados de janeiro começou a indicar um quadro de normalidade, o que significa menos influência de chuvas para o Piauí. Um maior aquecimento induziria mais chuvas", explica a Gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa

Período chuvoso continua com chuvas dentro da média | FOTO: Raíssa Morais

Previsão para o trimestre fevereiro a abril

A climatologista explica que a previsão climática de chuvas para trimestre compreendido pelos meses de fevereiro, março e abril de 2022 (FMA/2022) indica maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre as categorias normal a acima da faixa normal climatológica para o centro-norte e norte do Piauí.

"No norte e centro-norte (área verde), chuvas de normal a acima da média. No sudeste e sudoeste (área cinza), as chuvas deverão ser dentro da normal climatológica", acrescentou.

Previsão para os próximos dias

Até esta terça-feira (25), as condições estão favoráveis para chuvas isoladas e de fraca intensidade por causa das instabilidades atmosféricas a partir Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pela própria termodinâmica. As temperaturas também devem ficar mais elevadas, se comparadas aos primeiros dias do mês de janeiro. 

Na região Norte do Piauí, o tempo deve variar entre ensolarado e parcialmente nublado com chuva isolada, alcançando temperatura máxima de 38°C. Na região Centro-Norte, o tempo deve ficar parcialmente nublado com chuva isolada e temperatura máxima de 36°C. 

Na quarta-feira (26), o tempo deve voltar a ficar parcialmente nublado com chuvas e trovoadas na região norte e no sudoeste, com tendência a serem mais fortes no extremo sul. Nas demais áreas, chuvas isoladas. A temperatura máxima deve ser de 38°C. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES