Após mais de 20 dias de chuvas intensas registradas por quase todo o Piauí, as precipitações deram uma trégua. O período chuvoso continua, mas de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Hidrometeorologia, a previsão é de chuvas dentro da média esperada. 

"Mesmo com a continuidade da La Nīna, o oceano Atlântico Sul mudou de configuração. Estava indicando aquecimento favorável de suas águas, porém, em meados de janeiro começou a indicar um quadro de normalidade, o que significa menos influência de chuvas para o Piauí. Um maior aquecimento induziria mais chuvas", explica a Gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa

Período chuvoso continua com chuvas dentro da média | FOTO: Raíssa MoraisPeríodo chuvoso continua com chuvas dentro da média | FOTO: Raíssa Morais

Previsão para o trimestre fevereiro a abril

A climatologista explica que a previsão climática de chuvas para trimestre compreendido pelos meses de fevereiro, março e abril de 2022 (FMA/2022) indica maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre as categorias normal a acima da faixa normal climatológica para o centro-norte e norte do Piauí.

Chuvas dão trégua no Piauí e temperaturas voltam a subir; Veja previsão - Imagem 2

"No norte e centro-norte (área verde), chuvas de normal a acima da média. No sudeste e sudoeste (área cinza), as chuvas deverão ser dentro da normal climatológica", acrescentou.

Previsão para os próximos dias

Até esta terça-feira (25), as condições estão favoráveis para chuvas isoladas e de fraca intensidade por causa das instabilidades atmosféricas a partir Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pela própria termodinâmica. As temperaturas também devem ficar mais elevadas, se comparadas aos primeiros dias do mês de janeiro. 

Na região Norte do Piauí, o tempo deve variar entre ensolarado e parcialmente nublado com chuva isolada, alcançando temperatura máxima de 38°C. Na região Centro-Norte, o tempo deve ficar parcialmente nublado com chuva isolada e temperatura máxima de 36°C. 

Na quarta-feira (26), o tempo deve voltar a ficar parcialmente nublado com chuvas e trovoadas na região norte e no sudoeste, com tendência a serem mais fortes no extremo sul. Nas demais áreas, chuvas isoladas. A temperatura máxima deve ser de 38°C.