Chuvas de granizo e vendavais deixam 938 casas danificadas no Paraná

Na região oeste do estado, a tempestade impactou a geração de energia da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Chuvas de granizo e vendavais deixam 938 casas danificadas no Paraná | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chuvas de granizo e vendavais registrados no Paraná, no sábado (23), danificaram 938 casas, em oito municípios, segundo a Defesa Civil. Foram registradas ocorrências em 18 cidades. Não houve registros de pessoas feridas ou mortas.

Na região oeste do estado, a tempestade impactou a geração de energia da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade do Leste, no Paraguai, segundo a usina.

Temporal destelhou empresa de Alvorada do Sul — Foto: Defesa Civil/Divulgação 

Principais estragos causados pela chuva:

  • Temporal deixou quase 435 mil unidades consumidoras do Paraná sem energia
  • Por causa da chuva, abastecimento de água foi afetado no oeste do estado
  • Ventos acima de 79km/h destelharam Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu
  • Vendaval destelhou campo de beisebol, em Maringá
  • Telhas de casa ficaram quebradas com queda de granizos que são do tamanho de palma da mão
  • Árvores caídas interditaram ruas de Maringá

De acordo com a Itaipu, as fortes chuvas provocaram o desligamento de cinco das 20 unidades geradoras disponíveis da usina.

O desligamento acontece de forma automática por uma questão de segurança.

Com isso, o vertedouro ficou aberto por oito horas, no sábado (23), e a situação foi normalizada no mesmo dia.

A usina informou que, apesar da medida de segurança aplicada em casos de temporais, o ocorrido não gerou qualquer impacto para as instalações da Itaipu, que segue operando normalmente neste domingo, com total disponibilidade de potência e energia. 

Desligamento na usina de Itaipu

De acordo com a Itaipu, a tempestade provocou o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts, que conectam a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com a transmissão de energia parcialmente interrompida, mecanismos de proteção foram acionados automaticamente no SIN, enviando para a Itaipu um sinal de desligamento temporário para cinco das dez unidades geradoras da usina no setor de 60 hertz, entre as 20 unidades geradoras disponíveis.

Vertedouro precisou ser aberto por oito horas por causa do desligamento das unidades geradoras da Itaipu — Foto: Luiz Amaro Farias 

As unidades geradoras são desligadas porque, com o desligamento das linhas, não há como transmitir toda a energia produzida.

Por causa da diminuição na geração de energia, também houve redução da afluência das águas e do nível do Rio Paraná a jusante da usina.

Segundo a Itaipu, conforme o acordo entre Brasil, Paraguai e Argentina, que determina limites de variação nos níveis do Rio Paraná, a hidrelétrica precisou abrir o vertedouro para liberar a passagem de água.

Essa medida foi adotada às 14h30, no sábado, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras.

Com isso, o vertedouro permaneceu aberto pelo tempo e com valores de vazão estritamente necessários para compensar a redução parcial da geração.

À medida que a Itaipu foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão da água foi sendo diminuída, até o completo fechamento do vertedouro, que ocorreu às 22h28 de sábado.

Previsão do tempo

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que, neste domingo, o tempo segue instável no Paraná por causa do deslocamento de uma frente fria.

Em todo o estado, o tempo melhora ao longo do dia, com diminuição da nebulosidade a partir da tarde.

Moradores de Jesuítas registram chuva de granizo com grandes pedras de gelo — Foto: Leticia Algarte 

Entretanto, ainda há previsão de chuva fraca no domingo nas regiões centro-sul, litoral, norte e noroeste.

Conforme o Simepar, a sensação de frio aumenta à noite, devido aos ventos que fluem de sul/sudeste, transportando ar menos aquecido até o Paraná.

Falta de energia

A Copel informou que está com equipes de manutenção e emergência nas ruas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.

A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos.

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e no aplicativo da Copel, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973.

Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES