Chuvas deixam 5 mil desempregados no Nordeste

Em Teresina, o Rio Poty baixou pouco mais de 1,80 metro, mas 65 bairros continuam alagados

Cinco mil desempregados no Nordeste | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação de centenas de cidades do Nordeste do Brasil é dramática por causa das enchentes.Uma área de produção de frutas e de criação de camarão, o Vale do Assu, é a região mais afetada do estado. As cheias inundaram as plantações e destruíram viveiros. A produção de camarão já caiu em quase 40% no primeiro trimestre deste ano. Cerca de cinco mil pessoas ficaram desempregadas.

Em todo o estado, quarenta mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. Treze municípios decretaram estado de emergência.

Maranhão

Cerca de 155 mil moradores estão enfrentando problemas por causa das inundações no estado.

O trabalho da Defesa Civil não é suspenso nem durante a noite. Em Itapecuru Mirim (MA), famílias foram retiradas de suas casas em tratores de madrugada.

Trizidela do Vale, cortada pelo Rio Mearim, é quase uma cidade fantasma. Os últimos moradores que permanecem no município estão sendo retirados por soldados do Exército. Eles terão de esperar o rio baixar antes de voltar para casa.

Em Bacabal, um hospital desativado virou abrigo para vítimas das cheias. Um único banheiro é dividido por 118 famílias, que ainda convivem com cães, gatos e galinhas. Em um mesmo espaço, as pessoas lavam roupas, louças e tomam banho.

Nesta quarta-feira (6), caminhoneiros interditaram vários pontos da BR-316 por causa da demora na recuperação da estrada. Uma ponte metálica do Exército deve chegar em seis dias ao Maranhão.

Piauí

Em Teresina, o Rio Poty baixou pouco mais de 1,80 metro, mas 65 bairros continuam alagados. Escolas e universidades suspenderam as aulas. Onde a água já baixou, os moradores começam a contar os prejuízos.

No interior, a situação é crítica em municípios do Norte do estado. Em todo o estado, 14 mil pessoas tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso.

No total, cerca de 50 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. No total, 29 municípios decretaram situação de emergência.

Donativos para vítimas são enviados em barcos, pois as estradas estão interrompidas e não há helicópteros da Defesa Civil.

Ceará

No total, 65 municípios foram atingidos pelas chuvas e 23 decretaram situação de emergência. Muitas estradas foram bloqueadas e cidades inteiras estão embaixo d?água. Comunidades inteiras ficaram isoladas e não receberam ainda assistência da Defesa Civil.

Escolas foram transformadas em abrigos e as aulas estão suspensas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES