Chuvas devem permanecer até o final de março no DF

O volume de precipitação nos dois primeiros meses do ano caiu 15%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As tempestades que est?o atingindo o Distrito Federal no m?s de fevereiro devem continuar por cerca de 30 dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuva forte em pontos isolados da cidade. O temporal desta quarta-feira durou cerca de uma hora, tempo suficiente para deixar o tr?nsito complicado e as ruas alagadas. Segundo o Inmet, as pancadas de chuva s?o t?picas de ver?o, ?poca do ano caracterizada pelos dias quentes e chuvosos.

Apesar da chuva constante nos ?ltimos dias, o volume de precipita??o nos dois primeiros meses do ano caiu 15% na compara??o com o mesmo per?odo do ano passado. De acordo com a meteorologista Maria das Dores Azevedo, entre janeiro e fevereiro de 2007 choveu 488,5 mil?metros no DF. Este ano, foram 411 mil?metros no mesmo per?odo.

Para a meteorologista, a diferen?a aconteceu principalmente pelo volume de precipita??o em janeiro de 2008. ?No primeiro m?s deste ano choveu 196 mil?metros, volume inferior ? m?dia hist?rica de chuvas do m?s, que ? de 241 mil?metros?, explicou. Em janeiro de 2007, o Inmet registrou 269,5 mil?metros de chuva. Em rela??o ao m?s de fevereiro dos dois ?ltimos anos, a disparidade ? pequena. O ?ndice do ano passado foi de 219 mil?metros, enquanto at? agora, em 2008, choveu 215 mil?metros.?Fevereiro ficou um pouco acima da m?dia que ? 214 mil?metros?, lembra a meteorologista.

A tend?ncia ? que as chuvas diminuam em mar?o. Por?m, a previs?o do Inmet ? de que at? o final do pr?ximo m?s, as pancadas de chuva isoladas continuem. At? l?, a popula??o de Bras?lia vai ter que conviver com o tempo inst?vel. Maria das Dores Azevedo conta que as pancadas de chuva acontecem normalmente de outubro at? mar?o. ?A zona de converg?ncia do atl?ntico sul associadas aos sistemas frontais que vem do sul do pa?s provocam chuvas nesse per?odo?, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES