Chuvas e inundações deixam pelo menos 58 mortos na Indonésia

Ao menos 50 mortes foram registradas na província de Papua, no leste do país.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que atingem desde sábado a província de Papua, no leste da Indonésia, provocaram inundações e deixaram ao menos 58 mortos e 59 feridos. O balanço foi divulgado neste domingo (17) pelo governo local.

No distrito de Sentani, enchentes arrastaram troncos e veículos, danificaram pontes e alagaram estradas e prédios, segundo o porta-voz da agência de gestão de desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho. A estimativa é que 150 casas foram alagadas e 120 pessoas tiveram que ser retiradas dos locais.

"A água entrou nas casas e hospitais. As estradas se transformaram em uma correnteza", disse Sutopo em comunicado.

Crédito: Gusta Tanati/Antara Foto via Reuters

Os mortos e feridos foram levados a vários hospitais da capital provincial Jayapura, que fica a cerca de 20 quilômetros a leste do distrito afetado.

Sutopo disse que as equipes de resgate continuam fazendo a retirada dos moradores das áreas atingidas, porém o trabalho enfrenta dificuldades porque a enchente arrastou muito material, o que tem dificultado a locomoção na região.

Imagens divulgadas pela BNPB mostram pessoas empurrando uma motocicleta com a água pela cintura, um pequeno avião parcialmente submerso e dezenas de pessoas que estão hospedados em um mesmo prédio após saírem de suas casas.

A metade ocidental da ilha de Nova Guiné, onde fica a província de Papua, pertence à Indonésia e é um território rico em recursos naturais embora subdesenvolvido, enquanto a parte oriental corresponde à República de Papua Nova Guiné.

Crédito: Gusta Tanati/Antara Foto via Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES