As chuvas que tem atingido várias regiões do Piauí continuam elevando o nível dos rios que cortam as cidades no Norte do estado. Os volumes das precipitações na noite de terça-feira (22), na Bacia do Rio Parnaíba, influenciaram significativamente na elevação rápida do nível dos rios, principalmente na região Norte do estado. 

O Rio Longá, em Esperantina, atingiu na manhã desta quarta (23), a cota de inundação e a tendência é de aumento do nível, segundo dados divulgados no boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Nível do Rio Longá, em Esperantina subiu bastante com as fortes chuvas | FOTO: Kléber Oliveira/RevistaAZ Nível do Rio Longá, em Esperantina subiu bastante com as fortes chuvas | FOTO: Kléber Oliveira/RevistaAZ 

No início da tarde desta quarta-feira (23) o nível do rio em Esperantina chegou a 7,59 m e deve chegar a 7,66 até a noite de hoje, portanto, 26 centímetros acima da cota de inundação (7,40 m).

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,26 m, em cota de alerta, com previsão de redução nas próximas horas, atingindo 5,23 m na noite desta quarta, abaixo apenas 47 cm da cota de inundação.

Em Barras, o nível do rio Marataoan também encontra-se na cota de alerta, tendo registrado na tarde de hoje 4,06 m, apenas 14 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m). A previsão da CPRM é de elevação de 2 cm até a noite desta quarta.

Em Floriano, o rio Parnaíba encontra-se no momento com a cota de 5,58 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas horas e chegue, na noite desta quarta, a valores em torno de 5,63 m.

Nível dos rios na capital

Em Teresina, o nível do rio Parnaíba era de 4,46 m, na última medição feita, às 13h. O volume ainda é considerado normal, estando abaixo da cota de atenção. Mas a tendência é de elevação, devendo chegar a 4,62 até as 21h45 desta quarta-feira (23).  

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, localizada na zona rural de Teresina, que avalia o nível do rio Poti, chegou a 5,45 m no início da tarde desta quarta-feira (23). Mas é prevista a redução do nível nas próximas horas, continuando em situação de normalidade.