Chuvas elevam nível dos rios no Piauí; Rio Longá mantém cota de inundação

Rio Longá, em Esperantina, atingiu na manhã desta quarta (23), a cota de inundação e a tendência é de aumento do nível

Rio Longá, em Esperantina | Kléber Oliveira/RevistaAZ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que tem atingido várias regiões do Piauí continuam elevando o nível dos rios que cortam as cidades no Norte do estado. Os volumes das precipitações na noite de terça-feira (22), na Bacia do Rio Parnaíba, influenciaram significativamente na elevação rápida do nível dos rios, principalmente na região Norte do estado. 

O Rio Longá, em Esperantina, atingiu na manhã desta quarta (23), a cota de inundação e a tendência é de aumento do nível, segundo dados divulgados no boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Nível do Rio Longá, em Esperantina subiu bastante com as fortes chuvas | FOTO: Kléber Oliveira/RevistaAZ 

No início da tarde desta quarta-feira (23) o nível do rio em Esperantina chegou a 7,59 m e deve chegar a 7,66 até a noite de hoje, portanto, 26 centímetros acima da cota de inundação (7,40 m).

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,26 m, em cota de alerta, com previsão de redução nas próximas horas, atingindo 5,23 m na noite desta quarta, abaixo apenas 47 cm da cota de inundação.

Em Barras, o nível do rio Marataoan também encontra-se na cota de alerta, tendo registrado na tarde de hoje 4,06 m, apenas 14 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m). A previsão da CPRM é de elevação de 2 cm até a noite desta quarta.

Em Floriano, o rio Parnaíba encontra-se no momento com a cota de 5,58 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas horas e chegue, na noite desta quarta, a valores em torno de 5,63 m.

Nível dos rios na capital

Em Teresina, o nível do rio Parnaíba era de 4,46 m, na última medição feita, às 13h. O volume ainda é considerado normal, estando abaixo da cota de atenção. Mas a tendência é de elevação, devendo chegar a 4,62 até as 21h45 desta quarta-feira (23).  

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, localizada na zona rural de Teresina, que avalia o nível do rio Poti, chegou a 5,45 m no início da tarde desta quarta-feira (23). Mas é prevista a redução do nível nas próximas horas, continuando em situação de normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES