Chuvas em Minas Gerais já deixam 6 mortos e 2,4 mil desabrigados

Mais de 60 cidades decretaram situação de emergência

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que castigaram o sul da Bahia nos últimos dias estão se deslocando para Minas Gerais, onde já provocam estragos. Desde terça-feira, dia 28, 8.919 pessoas foram afetadas pelos temporais no estado, das quais 2.401 estão desabrigadas, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, dia 29, pela Defesa Civil. Desde o início do período chuvoso, em outubro, seis pessoas morreram.

Em Salinas, no Norte de Minas, 38 idosos precisaram ser retirados de um asilo tomado pela água, e moradores de regiões ribeirinhas ficaram ilhados. Quatro pontes da cidade foram interditadas, praticamente dividindo o município em "dois hemisférios", de acordo com a Defesa Civil. Desde segunda-feira, o município de 42 mil habitantes registrou 67 ocorrências relacionadas às chuvas, entre inundações, risco de queda de residências e pessoas ilhadas", segundo o Corpo de Bombeiros.

Chuvas em Minas Gerais (Foto: reprodução)

O governador Romeu Zema visitou a cidade nesta quarta-feira e disse que todos os esforços estão sendo feitos para apoiar a região. As chuvas causaram transtornos também em Montes Claros, onde oito bairros foram inundados e uma casa desabou, em Rio Pardo de Minas e em Porteirinha. O principal motivo para as inundações foi o aumento do volume dos rios Salinas, Bananal e Ribeirão, que cortam as cidades, atingindo áreas urbanas e rurais.

Mais chuvas fortes, com volume semelhante às que atingiram a Bahia, são esperadas para Minas Gerais nos próximos dias, pelo menos até o domingo 2 de janeiro. As regiões em alerta, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são Centro, Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Sul de Minas, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e região metropolitana de Belo Horizonte.

Até o momento, 63 cidades em Minas decretaram situação de emergência por chuvas intensas, sendo 53 com reconhecimentos federal e estadual e outras 10 em análise por expedirem decreto individualmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES