Chuvas fortes devem atingir todo o território piauiense; Veja a previsão!

Dois avisos para riscos de temporais foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta segunda-feira (28)

Previsão de chuva no Piauí | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois avisos para riscos de temporais foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta segunda-feira (28) e cobrem todo o território piauiense, com previsão válida até as 10h desta terça-feira (29). 

Da região Centro-Norte ao Norte do Piauí, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm no dia e ventos intensos (60-100 km/h). Essas condições, segundo o Inmet, aumentam o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cidades como Parnaíba, Luís Correia, Luzilândia, Teresina e Barras estão na área de alerta com grau de severidade Perigo (laranja). 

Chuvas intensas estão previstas para o Piauí nesta segunda (28) e terça-feira (29) | FOTO: Divulgação

Perigo potencial

Cidades como Picos, Bom Jesus, Guaribas, Oeiras, Corrente e demais localizadas mais ao Sul do Piauí também devem ficar atentas ao risco de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso meteorológico com grau de severidade Perigo Potencial é válido até as 10h desta terça-feira. 

A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), indica que as condições climáticas estão favoráveis para chuvas em grande parte do estado.  

"A Zona de convergência Intertropical (ZCIT) conjugada com a termodinâmica e umidade disponível e ainda um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) formam instabilidades e chuvas no norte, Centro-norte e parte do Sudoeste do Piauí", aponta o boletim com a previsão do tempo para esta segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30).

Previsão do tempo para os próximos dias

A previsão para esta segunda-feira (28), em Teresina, é de tempo nublado com chuva e trovoadas a qualquer hora do dia. No litoral o tempo deve variar entre parcialmente nublado e nublado com chuva no decorrer do dia. 

Nesta terça-feira (29), deve chover em todas as regiões do Piauí. Municípios localizados na região Sudeste devem ficar com o tempo ensoladado, mas deve registrar chuvas isoladas.

Na quarta-feira (30), o tempo no Piauí deve variar entre ensolarado e parcialmente nublado com chuvas no Norte, Centro-Norte e parte do Sudoeste. Nas demais áreas, chuvas isoladas. Em Teresina, o tempo ensolarado deve alternar com o tempo nublado e há previsão de chuva rápida no fim do dia. No litoral, o tempo deve ficar parcialmente nublado, com previsão de chuva. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES