Chuvas: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo em quase todo o Piauí

O aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h

Inmet emite alerta vermelho de grande perigo em quase todo o Piauí | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta segunda-feira (3), o alerta vermelho (grande perigo) em quase todo o estado do Piauí, incluindo Teresina, por conta das chuvas para as próximas 24 horas.

O aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DETALHES

Quase todo o Piauí em alerta vermelho, diz Inmet - Foto: Reprodução

Nesses casos, a população deve evitar os pontos de alagamento ou inundação, evitar trafegar pelas ruas e avenidas, já que o sistema de drenagem nem sempre é suficiente. Veja abaixo algumas instruções do Inmet:

- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O climatologista Werton Costa disse que o período chuvoso no Piauí começou forte e que em algumas cidades já atingiram a meta de chuvas, receberam grande volume. “Janeiro é caracterizado como um mês chuvoso”, disse que neste período ocorrerão veranicos, o que é comum neste período, mas nada que venha comprometer a safra agrícola.

Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina

Na manhã desta segunda, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim onde informa que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 7,10m, portando ainda acima da cota de alerta definida em 6,80m, sendo previsto que o nível continue em pequena redução para valores em torno de 7,02 m nas próximas 8h.  

Ainda segundo o boletim, a cota de inundação é definida em 8,98m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES