Chuvas intensas são previstas no litoral do Nordeste; veja áreas atingidas

INMET aponta que os volumes mais significativos de chuva (acima de 100 mm por dia) poderão ser registrados, especialmente, na terça-feira (23).

Chuvas em maior intensidade se concentram em Sergipe, Alagoas e Pernambuco | INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parte do litoral do Nordeste deve registrar chuvas intensas, pelo menos até a próxima sexta-feira (26). É o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a previsão, a costa da região Nordeste do País, em especial, no litoral sul de Pernambuco até o norte da Bahia deve ser afetado por um canal de umidade em atuação sobre o leste da Região Nordeste, ganhará força a partir deste domingo (21).

"Um canal de umidade em atuação sobre o leste da Região Nordeste, ganhará força à medida que a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) se configura e desloca seu centro para o oceano Atlântico e um Cavado invertido (área alongada de baixa pressão) estende seu eixo sobre a costa. Essa configuração, associada também a presença de umidade em médios níveis da atmosfera e a intensificação dos ventos em altitude (Jato Subtropical), irá contribuir para a ocorrência de chuvas em toda a faixa leste, da Bahia até a Paraíba (com menor intensidade)", informou o INMET.

Dados do monitoramento do INMET apontam que os volumes mais significativos de chuva (acima de 100 mm por dia) poderão ser registrados, especialmente, na terça-feira (23/5) e na quarta-feira (24/5) entre o leste de Sergipe e Alagoas, podendo, pontualmente, ocorrer também no litoral norte baiano. Essa condição deve se estender até a sexta-feira (26).

"Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões de tempo, e, quando necessário, irá emitirá os avisos meteorológicos", informou o Instituto.

Entre esta sexta-feira (19) e sábado (20), o INMET emitiu dois alertas para uma área litorânea que engloba Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O alerta laranja (perigo) foi emitido para o risco de acumulados de chuva, uma vez estão previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, possibilitando o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. O alerta amarelo (perigo potencial) abrange, ainda, o litoral da Paraíba, onde são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.  

Alertas no Norte brasileiro

A região Norte do país também está sob alerta do INMET. Há avisos meteorológicos de perigo potencial e perigo, para uma grande faixa que cobre parte do Acre, além da Amazônia, Roraima, Pará, Amapá, e uma faixa do Maranhão e do Piauí, na região Nordeste. Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos  de 60-100 km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES