Chuvas: PMT intensifica monitoramento de 56 áreas de riscos na capital

A prefeitura também está trabalhando na limpeza de galerias para prevenir alagamentos durante período chuvoso.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina já está intensificando o monitoramento das áreas vulneráveis a desastres, como alagamentos e deslizamentos, após o início do período chuvoso no Piauí. Praticamente todas as zonas da cidade contém áreas de risco, nas quais exigem uma atenção maior por parte dos agentes de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

De acordo com  Antônio Linhares, agente da Defesa Civil Municipal, pelo menos 56 áreas mapeadas já estão sendo monitoradas.  “Temos fortalecido o trabalho de monitoramento das 56 áreas de risco mapeadas, que são constantemente visitadas por nossas equipes. Nesses locais, verificamos a situação, que geralmente está relacionada a problemas com a obstrução de galerias e bueiros ou aumento do volume dos rios”, explica Antônio Linhares.

Foto - Divulgação/Secom

Diante disso, a gestão tem visado políticas públicas preventivas, além da constante vigilância da situação nestas localidades, segundo a Prefeitura da capital. 

Para Eliana Lago, titular da Semcaspi,  um plano para prestar assistência em caso de qualquer eventualidade foi elaborado “Temos o olhar de cuidar de pessoas, que é a marca da gestão do prefeito Doutor Pessoa, desenvolvendo projetos junto as comunidade vulneráveis”, enfatizou. 

Limpeza de galerias e bueiros 

O superintendente de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul), Alípio Paiva, esteve presente na manhã desta quinta-feira, 7, na ação de limpeza das galerias e bueiros. Essa atividade funciona como forma de prevenção de transtornos à população no período chuvoso. 

O superintendente alerta que a prevenção a esses possíveis inconvenientes também deve partir da população. “As pessoas devem estar atentas para o descarte correto do lixo doméstico. Que o façam somente nos dias programados para a passagem do caminhão de coleta”, ressaltou Alípio Paiva.

Foto - Divulgação

A Prefeitura de Teresina realiza a limpeza de galerias de forma rotineira, mas é intensificada nas vésperas e durante o período chuvoso. Além desta ação, também estão sendo feitas a poda de árvores em áreas públicas, atitude também preventiva em decorrência dos veranitos que antecedem o período chuvoso.

Fonte: Secom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES