Chuva provoca estragos e deixa moradores sem energia em Teresina

A concessionária de Energia Equatorial recebeu centenas de pedidos de emergência, segundo a empresa, ocorrências afetaram o sistema elétrico

zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A última noite de 2020 trouxe sérios transtornos a moradores de pelos menos sete bairros em Teresina. Uma forte chuva que caiu entre às 20h, derrubou árvores e causou estragos nos bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico na zona Leste. Os locais mais atingindos na zona Norte foram os bairros Aeroporto, Acarape, Água Mineral. A população relata que está sem energia desde ontem (31).

A consessionária de Energia Equatorial Piauí recebeu centenas de pedidos de emergência. Segundo a empresa, as ocorrências afetaram o sistema elétrico devido à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia. A ventania derrubou postes, cruzetas, isoladores e condutores.

A avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores. Foto: Redes sociais

O hospital de Campanha Sara Meneses também ficou sem energia por conta de uma queda de árvore. A Subestação Satélite, na zona Leste, foi afetada por queda de árvores sobre circuito duplo, ocasionando interrupção no fornecimento de energia para alguns bairros. Parte do serviço teve a energia restabelecido uma hora depois.

A avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores.

Remoção de árvores

O novo prefeito de Teresina, recém-empossado no cargo, Doutor Pessoa (MDB) determinou, na sexta-feira (1°) que  as empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade, a exemplo do Consórcio CTA), que atuem de maneira urgente para reparar os danos causados pela forte chuva da noite de quinta-feira (31), inclusive removendo as árvores caídas em vários bairros da cidade.

O novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, já entrou em contato com as Superindendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) para que procedam com as equipes de plantão na remoção de lixo e desobstrução de vias que estejam bloqueadas em virtude de queda de árvores.

A Subestação Satélite, na zona Leste, foi afetada pela forte chuva - Foto: Redes sociais

Equatorial emite nota de esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que, devido aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiram Teresina na noite dessa quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora, impactando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital. As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. 

Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços. As zonas Leste e Norte tiveram bairros atingidos com interrupção do fornecimento. As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos. O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido. 

Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte. Com o plano operacional de final de ano e devido as ocorrências, a Equatorial reforçou a estrutura de campo, do Centro de Operações Integradas e central 0800 086 0800, para melhor gestão das ocorrências e direcionamento assertivo das equipes de atendimento.

 Zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores.- Foto: Redes sociais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES