mais

Chuva provoca estragos e deixa moradores sem energia em Teresina

A concessionária de Energia Equatorial recebeu centenas de pedidos de emergência, segundo a empresa, ocorrências afetaram o sistema elétrico

A última noite de 2020 trouxe sérios transtornos a moradores de pelos menos sete bairros em Teresina. Uma forte chuva que caiu entre às 20h, derrubou árvores e causou estragos nos bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico na zona Leste. Os locais mais atingindos na zona Norte foram os bairros Aeroporto, Acarape, Água Mineral. A população relata que está sem energia desde ontem (31).

A consessionária de Energia Equatorial Piauí recebeu centenas de pedidos de emergência. Segundo a empresa, as ocorrências afetaram o sistema elétrico devido à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia. A ventania derrubou postes, cruzetas, isoladores e condutores.

A avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores. Foto: Redes sociaisA avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores. Foto: Redes sociais

O hospital de Campanha Sara Meneses também ficou sem energia por conta de uma queda de árvore. A Subestação Satélite, na zona Leste, foi afetada por queda de árvores sobre circuito duplo, ocasionando interrupção no fornecimento de energia para alguns bairros. Parte do serviço teve a energia restabelecido uma hora depois.

A avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores.

Remoção de árvores

O novo prefeito de Teresina, recém-empossado no cargo, Doutor Pessoa (MDB) determinou, na sexta-feira (1°) que  as empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade, a exemplo do Consórcio CTA), que atuem de maneira urgente para reparar os danos causados pela forte chuva da noite de quinta-feira (31), inclusive removendo as árvores caídas em vários bairros da cidade.

O novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, já entrou em contato com as Superindendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) para que procedam com as equipes de plantão na remoção de lixo e desobstrução de vias que estejam bloqueadas em virtude de queda de árvores.

A Subestação Satélite, na zona Leste, foi afetada pela forte chuva - Foto: Redes sociaisA Subestação Satélite, na zona Leste, foi afetada pela forte chuva - Foto: Redes sociais

Equatorial emite nota de esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que, devido aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiram Teresina na noite dessa quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora, impactando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital. As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. 

Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços. As zonas Leste e Norte tiveram bairros atingidos com interrupção do fornecimento. As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos. O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido. 

Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte. Com o plano operacional de final de ano e devido as ocorrências, a Equatorial reforçou a estrutura de campo, do Centro de Operações Integradas e central 0800 086 0800, para melhor gestão das ocorrências e direcionamento assertivo das equipes de atendimento.

 Zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores.- Foto: Redes sociais Zona Leste de Teresina, foi uma das mais afetadas por conta da queda de árvores.- Foto: Redes sociais

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail