Cidadãos precisam madrugar em fila para conseguir atendimento no TRE

O transtorno não está deixando os eleitores satisfeitos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (16) DO JORNAL MEIO NORTE

Utilizar serviços que são direitos do consumidor estão causando uma tremenda dor de cabeça no teresinense que deseja resolver pendências junto à Justiça Eleitoral. Para conseguir atendimento no Cartório Eleitoral, localizado no cruzamento das ruas Coelho Rodrigues e 24 de Janeiro, os cidadãos precisam chegar de madrugada para disputar uma das 60 senhas de atendimento entregues diariamente pelo órgão. O transtorno não está deixando os eleitores satisfeitos.

Todos os dias, a fila começa a se formar aproximadamente às três horas da manhã e a todo instante chegam mais pessoas. O motorista Carlos Kennedy percorreu mais de 1.000 quilômetros para tirar a 2ª via do Título Eleitoral e se surpreendeu com o tamanho da fila. "Já havia sido informado que as filas eram grandes e vim de madrugada. Mas não imaginava que era desse jeito. Cheguei quatro da manhã e já tinha gente esperando", diz. Além do desconforto de se deslocar de madrugada para o Centro da cidade e esperar horas ao relento, o cidadão coloca a vida em risco ao disputar a área com moradores de rua, viciados em drogas e menores infratores. O risco de assalto é iminente e, desamparada, a população não tem a quem recorrer.

A reportagem do Jornal Meio Norte acompanhou parte do andamento da fila. Às 4h30 da manhã, dez pessoas já estavam no local. Meia hora depois, o número havia dobrado. Aproximadamente às 5h30 - horário que há mais ônibus circulando e, consequentemente, permite o deslocamento de mais pessoas - cerca de 40 pessoas se aglomeravam em frente ao TRE. Às 6h da manhã, a fila dobrava o quarteirão e se aproximava da Praça João Luís Ferreira, não havendo mais vagas disponíveis para atender as 60 senhas distribuídas pelo Cartório Eleitoral.

"Hoje é um dia bom. Ontem cheguei aqui seis horas da manhã e já tinha mais de 70 pessoas na fila. Por isto, não quis arriscar e cheguei às 3h. Neste caso, foi melhor pecar por pontualidade do que por atraso", relata o estudante Ávila Miqueias. Ele foi o primeiro a chegar na fila na madrugada de quinta-feira.

O Título de Eleitor está entre os documentos mais importantes. Além de comprovar que o cidadão está apto a votar, o título e os comprovantes de votação são exigidos em várias situações, como na contratação para trabalhos formais, tirar ou renovar documentos como passaporte ou CPF, conseguir financiamentos, efetuar matrícula em colégios e faculdades, vender imóveis, participar em concursos e assumir cargos públicos.



Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES