Cidadãos têm seis meses para tirar ou regularizar o título de eleitor

O cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio, portanto, cidadãs e cidadãos têm mais seis meses para solicitar a emissão da primeira via

Cidadãos têm seis meses para tirar ou regularizar o título de eleitor | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda falta quase um ano para as Eleições 2022, mas o prazo mais importante para as eleitoras e eleitores está bem mais perto: o cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio, portanto, cidadãs e cidadãos têm mais seis meses para solicitar a emissão da primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor e estar com o documento pronto para exercer o direito de voto.

O atendimento pode ser solicitado pelo sistema Título Net, no site do TRE (www.tre-pi.jus.br). Será necessário anexar os seguintes documentos:

- frente e verso do documento oficial de identificação;

- CPF (caso possua);

- comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses);

- fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação;

- para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar.

Quem já tem o título de eleitor deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Após o envio da solicitação, o eleitor pode acompanhar o processamento do seu pedido pelo sistema de acompanhamento do Título Net. Quando ele for concluído, não será enviada via impressa do título para a casa da eleitora ou eleitor. Os dados da inscrição, incluindo o local de votação, poderão ser consultados no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular.

As pessoas que não têm nenhum acesso à internet consigo, através de um celular, ou em casa, ou por meio de algum parente; e ainda aquelas que tiverem extrema dificuldades para usar o Título Net, podem, em caso excepcional, agendar atendimento em um cartório eleitoral. Esse agendamento deve ser feito no site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br > Pré-atendimento – Título Net – Clique Aqui; ou pelos telefones dos cartórios das Zonas Eleitorais. No caso das cidades maiores, com mais de uma Zona Eleitoral, o eleitor ou eleitora deverá verificar aquela responsável pela jurisdição de seu bairro de residência.

Em Teresina as Zonas Eleitorais estão assim distribuídas:

1ª Zona Eleitoral, jurisdição sobre a Zona Norte da Capital

(86) 3131-3428; 9 8102-3290 (WhatsApp). Segunda a sexta, das 7h às 13h.

2ª Zona Eleitoral, jurisdição sobre a Zona Sul da Capital

(86) 3131-3421; 9 8127-5490 (WhatsApp). Segunda a sexta, das 7h às 13h.

63ª Zona Eleitoral, jurisdição sobre a Zona Sudeste da Capital

(86) 3131-3404; 3131-3419 (WhatsApp). Segunda a sexta, das 7h às 13h.

97ª Zona Eleitoral, jurisdição sobre o Centro de Teresina e a comunidade Nazária

(86) 3131-3422; 3131-3433; 3131-3422 (WhatsApp). Segunda a sexta, das 7h às 13h.

98ª Zona Eleitoral, jurisdição sobre a Zona Leste

(86) 3131-3426; 3131-3418; 3131-3426 (WhatsApp). Segunda a sexta, das 7h às 13h.

O TRE reitera que, devido à pandemia de covid-19, o atendimento presencial ainda está bastante restrito. Por isso, cidadãs e cidadãos devem dar preferência ao atendimento virtual e evitar ir aos cartórios.

É importante lembrar que a coleta biométrica está suspensa, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.615/2020.

Quer conferir outras datas e prazos das Eleições 2022? Acesse o calendário eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES