Cidade em SP tem ruas pintadas de azul para diminuir o calor

Secretaria do município afirmo que o asfalto na cor azul deixa o ambiente com temperatura mais amena.

| Reprodução/TV TEM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o verão, os termômetros estão passando dos 30°C com facilidade e, consequentemente, o consumo de energia elétrica acaba aumentando na tentativa de se refrescar. Foi pensando na sustentabilidade que as ruas de Tietê (SP) começaram a ser pintadas de azul.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, George Nicolosi, a ideia é que a cor no asfalto diminua a temperatura ambiente. Segundo o secretário, a cor azul reflete mais, o que favorece a redução da temperatura do piso.

“Consequentemente, você tem um ambiente com temperatura mais amena e vai demandar menos capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, por exemplo, e vai consumir menos energia. Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirma Nicolosi.

Ruas de Tietê foram pintadas de azul para diminuir a temperatura ambiente — Foto: Reprodução/TV TEM 

A pintura começou nas ruas do comércio, em frente da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é que o azul tome conta de outras vias, já que o resultado pode ser facilmente comprovado com um termômetro digital.

No asfalto, sem pintura, a temperatura chega a 54° C. Já na área com tinta cai para 47° C. A lata utilizada para fazer a pintura é de 18 litros e custou R$ 130.

Ainda segundo o secretário, não vai gerar grandes impactos financeiros para o município, já que a economia na conta de energia pode chegar a 10%.

Cor azul no asfalto promete diminuir gasto com energia elétrica, diz secretário do Meio Ambiente de Piraju — Foto: Reprodução/TV TEM 

“O Legislativo e o Executivo já tomaram conhecimento do material e confirmaram dar continuidade nisso. Porque é uma prática que melhora o conforto da comunidade”, afirma o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor de meteorologia Daniel Nassif, quanto mais próximo ao branco o ambiente fica menos aquecido.

“Quanto mais próximo do branco, menos aquecido o ambiente fica. Então, você tem essa relação de ganho de conforto técnico. É uma ideia interessante, usada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão", diz.

"Aqui no Brasil a gente consegue enxergar construções novas com telhados mais claros e com cores mais claras para conforto térmico e custo de energia mais baixo para resfriamento do imóvel”, explica.

A lata utilizada para fazer a pintura é de 18 litros e custou R$ 130 — Foto: Reprodução/TV TEM 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES