Cidade histórica do Piauí, Amarante completa 150 anos; Veja a programação

Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos

Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade histórica Amarante completa 150 anos no próximo dia 4 de agosto. O município, berço do Poeta da Costa e Silva, preserva casarões arquitetônicos e é palco de danças tradicionais, como o Cavalo Piancó, Dança Portuguesa e Pagode do Mimbó.

Amarante ainda se destaca pelas belezas naturais. Banhada pelos rios Canindé e Parnaíba, a beira do rio é um cenário deslumbrante para o pôr-do-sol ornamentado pelas serras de São Francisco- MA, cidade vizinha\irmã de Amarante.

Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos ( foto: Moises Saba) Desde a pandemia, a cidade segue rigorosamente os protocolos de prevenção da Covid-19, mas com o avanço da vacinação, a Prefeitura programa a retomada gradativa e responsável das atividades culturais e vai investir no turismo.

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DE AMARANTE 

O prefeito Diego Teixeira vai lançar, dentro da programação do aniversário, um projeto de requalificação dos casarões históricos da cidade que vai levar a assinatura do renomado arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus.

Prefeito de Amarante, Diego Teixeira, lançará projeto de requalificação da cidade ( foto: Divulgação) 

A primeira ação do projeto, a requalificação da escadaria poeta “ Da Costa e Silva”, será entregue no dia do aniversário da cidade. A famosa escadaria recebeu desenhos artísticos do grupo Cactus em seus sete patamares de degraus. Cada conjunto terá um tema relativo à história da cidade. Além disso, o espaço foi iluminado, a praça do coreto foi reformada  e a torre da serra recebeu uma iluminação cênica.

Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos ( foto: Moises Saba) 

MUSEU CASAS DE AMARANTE 

A segunda etapa do projeto, que será entregue em setembro, inclui a criação do Museu “Casas de Amarante” – uma espécie de museu descentralizado, que reunirá peças históricas em oito estações. “ Será o primeiro a ser implantado no Brasil. Amarante será pioneira nesse novo conceito de museu, que é encontrado em cidades da Europa” explica Paulo Vasconcelos.

As oito estações do Museu “Casas de Amarante” será composta por  um roteiro que inclui o Museu do Divino, o Museu da Dança, o Museu da Igreja Batista, a Botica ( primeira farmácia do Piauí) e visita aos demais museus e casarões históricos da cidade.

A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o corredor cultural do Mercado ( atual sede da Prefeitura). O conjunto arquitetônico da área será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.

Arquiteto Paulo Vasconcellos assina o projeto de requalificação de Amarante ( foto: Arquivo Pessoal) 

Todas as etapas do projeto serão assinadas pelo arquiteto Paulo Vasconcellos. As obras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). A obra será executada pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios

O prefeito Diego Teixeira destaca que esse projeto é uma aposta para a retomada do turismo na cidade. “Amarante é uma cidade que respira cultura e arte, portanto, vamos focar nisso. Já revitalizamos a escadaria que ficou um espetáculo e agora vamos iniciar o projeto de requalificação dos casarões. Amarante comemora mais um ano e fica cada dia mais bonita, mais feliz e mais nossa”, destaca o prefeito.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

2 de agosto

Inauguração da Sala do Empreendedor de Amarante – 9h

3 de agosto

Inauguração da CREI e Posto de Saúde da Comunidade Dois Coqueiros – 9h

Entrega de Título Cidadão Amarantino – 18h

Live em homenagem aos 150 anos de Amarante- 22h30

Queima de fogos em diversos pontos da cidade- 0h

4 de agosto

Missa em ação de graças – 8h

Culto – 10h

Entrega de casa do Programa Viver Bem- 16h

Entrega de título Cidadão Amarantino – 18h

Entrega da obra de revitalização da escadaria- 21h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES