Cidade portuguesa amada pelos brasileiros começa pequenos eventos

Braga foi a terceira cidade na preferência de busca de imóveis por brasileiros na Imovirtual em 2020, atrás de Porto e Lisboa.

Guilherme Azevedo e Simxer Fernandes nas ruas de Braga, Portugal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerada um novo eldorado desde antes da pandemia de Covid-19, Braga continua a atrair brasileiros, que celebram com cautela a volta gradual à rotina. A partir de hoje, será a segunda cidade da Península Ibérica, depois de Barcelona, a testar espetáculos culturais com grande público na reabertura da economia, diz a prefeitura.

Braga foi a terceira cidade na preferência de busca de imóveis por brasileiros na Imovirtual em 2020, atrás de Porto e Lisboa. A população brasileira passou de 2.596 para 9.295 na última década, um crescimento de 258%, de acordo com dados de 2020 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em 2018, o prefeito Ricardo Rio escreveu um artigo com o título: "Bem-vindos a Braguil".

Guitarrista do Rio de Janeiro habituado ao frio na espinha antes de tocar com a lenda Serguei, Guilherme Azevedo sente hoje o mesmo calafrio. E o show no estacionamento do Fórum Braga nem é de rock, mas um espetáculo de comédia do humorista Fernando Rocha para 400 pessoas, sentadas em lugares marcados neste primeiro evento teste da reabertura econômica em Portugal. 

Guilherme Azevedo e Simxer Fernandes nas ruas de Braga, Portugal | Arquivo pessoal

-É bem bacana poder acordar e pensar que posso ver um espetáculo de novo. Reconforta ver que a vida tá voltando ao normal - disse Azevedo, em Braga desde dezembro de 2019 e que irá ao evento com a mulher, a fotógrafa Simxer Fernandes.

A música voltará ao Fórum na sexta-feira com o concerto do cantor Pedro Abrunhosa. Será a primeira vez desde a retomada que 400 pessoas, devidamente distanciadas e em lugares marcados, poderão ficar de pé em um show em Portugal.

Os eventos têm a aprovação dos Ministérios da Saúde e da Cultura e servirão como testes para as novas diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS). A partir deles, será possível replicar as regras e padrões técnicos em outros grandes eventos ao ar livre, previstos na quarta fase do desconfinamento gradual, em 3 de maio.

A compra de ingresso foi condicionada ao agendamento de um teste rápido, que  pode ser feito no próprio local pela Cruz Vermelha entre 10h e 19h nos dias dos espetáculos. É obrigatório usar máscara e apresentar o resultado negativo para entrar no Fórum. Caso o teste seja positivo, o valor simbólico de €2 será reembolsado. Os eventos começam às 20h. 

- O que me motivou é que é um evento em lugar aberto e que exige teste para entrar. Paguei €4 pelos dois ingressos, mais barato que um teste rápido na farmácia - contou Azevedo, que trabalha online com a mulher na Foto Dicas Brasil.

Outro fator de motivação é a ausência de óbitos na cidade e o número baixo de casos diários, menor que uma centena. Na última terça-feira, a região bracarense completou 21 dias sem óbitos de Covid-19, segundo "O Minho". São 16.632 casos desde o início da pandemia, com 16.359 recuperados. Houve 200 óbitos.

Auxiliar de enfermagem no Hospital de Braga, Bruno Madeira, também carioca, atesta que o atendimento aos infectados de Covid-19 tem caído diariamente:

-As coisas andaram complicadas tempos atrás, mas os números caíram e Braga está melhor que outras cidades. Diríamos que é uma vida "normal" dentro desta nova realidade. Os cuidados continuam e vamos ver se os números continuam estáveis ou se teremos alguma piora. O fato de atualmente estar trabalhando na urgência do Hospital consegue me dar bem o retrato da real situação e, de fato, os números melhoraram bastante.

Portugal começou a semana sem registro de mortes por Covid-19, o que não acontecia desde agosto de 2020. Após controlar o surto no início deste ano, o governo avança para a retomada e os eventos em Braga podem ser um marco de esperança para o combalido setor cultural.

-É uma dádiva, estar num país que consegue lidar bem com isto. Vivi dentro da cultura e lamento a situação do Brasil, com amigos artistas desempregados, sem dinheiro e tendo que fazer outras coisas - lembrou Azevedo.

Há mais restrições para acessar o evento, permitido para pessoas de 18 a 65 anos fora dos grupos de risco. Não pode ter contraído Covid-19 nos últimos 90 dias nem ter tido contato com infectados nos últimos 14 dias.

Todo o público, funcionários, imprensa e demais colaboradores serão monitorados pela DGS após os eventos. O governo se comprometeu a reabrir o setor e começar a permitir shows ao vivo no verão. Mas tudo pode ser revertido se a pandemia sair do controle novamente. Os mega e tradicionais festivais internacionais, no entanto, já foram cancelados.

Mesmo com todas as medidas de prevenção e alívio pela ausência de óbitos, o carioca Cláudio Paula, que chegou a Braga em plena pandemia, em setembro de 2020, ainda não se sente seguro.

-Realmente, sem óbitos dá um alívio. Aqui em Braga, as coisas estão começando a ir para esta nova fase normal. Apesar da vida entrando nos eixos, ainda não estou animado para ir. Estou ainda cético sobre este “novo normal” sem ter, pelo menos, a vacinação dando uma cobertura - disse Paula, jornalista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES