Cidades de Pernambuco têm surto de lesões que causam coceira na pele

Os primeiros casos identificados foram de cinco casos de crianças no Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, na Zona Norte de Recife. Há mais casos no município de Camaragibe

Coceira e lesões na pele em moradores de Recife | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um surto de lesões cutâneas que causam coceiras está sendo registrado em Pernambuco. Até agora, 79 pessoas com idades entre 2 e 96 anos foram identificadas por agentes de saúde do município de Recife com lesões cutâneas e coceira. As notificações dos casos variaram entre 1º de outubro e 11 de novembro. Mas já há casos sendo registrados no município de Camaragibe, na região metropolitana da capital pernambucana. Ao todo, já foram registradas 139 notificações de casos semelhantes.  

Os primeiros casos identificados foram de cinco casos de crianças no Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, na Zona Norte de Recife.

Irritação na pele provoca coceira em moradores de Recife e Camaragibe | FOTO: Reprodução

Em reportagem do g1, uma moradora do Sítio dos Pintos, identificada como Marcella Almeida, de 30 anos, informou que foi a única a apresentar os sintomas na casa dela. O marido e os filhos de 2 e 6 anos não tiveram nada.

"Mas outras pessoas da família do meu marido tiveram e muitas gente por aqui. Várias pessoas estão indo no posto de saúde todos os dias do mesmo jeito que eu estava", contou.

Segundo Marcella, os sintomas nela começaram com um caroço na perna. "Parecia uma picada de inseto, mas coçava muito. Depois se espalhou pelo corpo todo. Passei noites horríveis, sem dormir, só me coçando. Tem muita gente com isso aqui em Dois Irmãos e Sítio dos Pintos", contou.

Alerta

 Em razão dos casos, foi emitido um alerta epidemiológico para que as unidades de saúde das redes pública e privada notifiquem, imediatamente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Recife ao atender um caso suspeito.

A secretaria disse ainda que, no intuito de esclarecer o evento, "tem discutido os casos com equipe clínica e que as investigações epidemiológica, entomológica e laboratorial estão em andamento".

A Secretaria estadual de Saúde informou que também está acompanhando os casos e dando apoio necessário. 

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES