Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ciência respira Matemática neste fim de semana na PiauíTec 2017

Evento terá programação extensa com vários projetos científicos

Compartilhe
Google Whatsapp

A Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí - PiauíTec 2017 tem início, neste sábado (28), no Parque da Cidadania, a partir das 17h. O evento traz uma programação extensa com vários projetos científicos que serão apresentados ao público por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional e Tecnológica das Redes Pública e Privada do estado. 

Os alunos desenvolveram projetos com base no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema: “A Matemática está em tudo”. Assim, na programação foram inseridas também palestras com especialistas da área e que vão trabalhar a Matemática em suas ministrações. 

No primeiro dia, na solenidade de abertura, a palestra magna “A importância da Matemática na vida de hoje” será levada pelo professor mestre José Nazareno Cardeal Fonteles (UFPI / Grupo CEV). No segundo dia, a palestra será “Matemática: uma ferramenta que nos auxilia no dia a dia”, com o professor doutor Afonso Norberto da Silva (Uespi/ IDB). 

Evento vai acontecer no Parque da Cidadania (Crédito: Renato Bezerra)
Evento vai acontecer no Parque da Cidadania (Crédito: Renato Bezerra)

De acordo com o professor José Nazareno, a matemática é presente na natureza, nas formas, na genética, sendo este um dos assuntos que a matemática estuda.

“A forma do DNA que a gente está descobrindo, as formas da natureza que estão sempre se aproximando daquelas formas lineares que a matemática elabora, por meio de padrões ou aproximações de formas; tudo isso nos leva a dizer que são marcas que vêm da matemática. Nós podemos até desconhecer como ela está sendo usada, mas ela está presente em todos os momentos e em todos os lugares, em nossa vivência histórica contemporânea”, explica o especialista graduado em matemática (com mestrado) e medicina pela UFPI. 

Já, o segundo palestrante do evento, dr. Afonso Norberto, destaca que vai mostrar ao público que a matemática é algo bastante presente na rotina de todo cidadão.

“Pretendo, com exemplos simples, mostrar situações concretas onde a matemática aparece em nossas vidas, como nos códigos de barras, na construção civil e no planejamento financeiro de uma família”, ressaltou o mestre em matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto