Cientistas irão produzir documentário sobre a Serra da Capivara

Margarete Coelho, chegou recentemente da Alemanha

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há dois anos, uma equipe de cientistas alemães foi convidada a conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara pela Associação ProBrasil que trabalha desde 2009 na divulgação do parque. A partir dessa visita, surgiu o interesse em produzir um documentário destacando as inscrições rupestres feitas por homens pré-históricos que viveram no sudeste do Piauí por milhares de anos.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, chegou recentemente da Alemanha onde foi convidada pelo Instituto de Arqueologia Alemão com o objetivo de discutir os detalhes da vinda da equipe ao estado. “Recebi o convite do Instituto  de Arqueologia Alemão que é o maior Instituto da Alemanha para investigações arqueológicas no estrangeiro. A instituição é uma entidade cultural do Ministério de Assuntos Exteriores que se encarrega da investigação arqueológica e da proteção do Patrimônio Cultural. O documentário a ser gravado na Serra da Capivara sobre as inscrições rupestres será voltado para a comunidade científica, para os visitantes, portanto, um privilégio para o público. Além disso, a intenção desse programa é mostrar a riqueza e atrair investidores para o nosso parque e região, possibilitando independência financeira, sustentabilidade e o aumento do número de visitantes para a Serra da Capivara”, comenta Margarete.

As gravações do documentário, que será produzido pela ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen), uma das maiores redes de TV da Alemanha, ocorrerão no mês de julho e contará com a vinda de diretores científicos do Instituto de Arqueologia da Alemanha – o DAI e mais uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. A emissora já recebeu prêmios de destaque pela qualidade dos filmes e tem uma instituição renomada cientificamente que acompanha e verifica o conteúdo produzido para garantir a qualidade das informações.

Com duração de 45 minutos, o projeto a ser produzido para a série Terra X, programa serial extremamente popular na Alemanha, mostra filmes-documentários sobre história, natureza, animais, ciência e arqueologia em lugares especiais no mundo inteiro. A veiculação da série alcança cerca de 4 milhões de espectadores no país e é repetido em canais europeus alcançando mais de 10 milhões de pessoas.

O presidente da Associação ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, esteve na Alemanha com a vice-governadora e destaca que esta é uma chance importante de apresentar o Piauí e atrair turistas do mundo todo por meio desse documentário. “Temos, nessa iniciativa, uma chance ímpar de apresentar o nosso Piauí e seu potencial turístico para pessoas que terão condições de pagar por um turismo de qualidade gerando assim emprego, renda e criando um futuro sustentável na região de São Raimundo Nonato. O filme irá divulgar o parque por todo o Leste Europeu e a parceria, o apoio do Governo, será fundamental para concretizar esse projeto”, acrescenta o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES