Círio de Nazaré leva 2,5 milhões de fiéis a Belém (PA)

Carro da Saúde, em homenagem aos profissionais que atuaram na pandemia da Covid-19, foi a grande novidade da grande procissão religiosa

Círio de Nazaré | Rosana Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 2,5 milhões de fiéis tomaram as ruas do Centro de Belém, capital do Pará, neste domingo (9). A Grande Procissão do Círio 2022, com o tema “Maria, Mãe e Mestra”, emocionou religiosos e turistas. A 230ª edição do Círio de Nazaré homenageou a padroeira da Amazônia e marca o retorno da grande romaria, que não acontecia de forma presencial há dois anos em razão da pandemia da Covid-19.

Ao todo, foram mais de cinco horas de romaria. O percurso, de 3,6 km, saiu da Catedral de Belém às 7h, após uma missa celebrada por Dom Alberto Taveiro Corrêa, o Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará. Então a procissão foi para a Basílica Santuário e percorreu o Centro Histórico de Belém, passando pelo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Praça da República e outros locais turísticos.

Evento levou milhões de pessoas para as ruas. Crédito: Rosana Pinto/Ascom Círio.

Às 12h20, uma grande missa de encerramento da grande procissão aconteceu na Praça Santuário. A cerimônia contou com a celebração de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará.

Com 14 carros, o Círio de Nazaré tem o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este ano o Carro da Saúde veio para homenager o padre Santo Antônio Maria Zaccaria, médico e religioso, além de um agradecimento aos profissionais da saúde que atuaram na pandemia.

ntegram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, os quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré, e a novidade, o Carro da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES