Ciro Gomes vê Brasil com 860 mil demissões até o fim do ano

Em entrevista à TV Jornal MN, o ex-ministro ainda criticou os extremismos e disse acreditar que Bolsonaro não conclui o mandato.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concedeu uma entrevista nesta sexta-feira, 05 de junho, ao jornalista Arimateia Carvalho no Programa Banca de Sapateiro, na TV Jornal Meio Norte. Na ocasião, o vice-presidente nacional do PDT destacou o momento complexo vivido pelo Brasil nos diversos âmbitos: econômico, social e político. Ele que concorreu nas eleições presidenciais de 2018, ficando na terceira posição, indicou que o país deve acumular 860 mil demissões até o final do ano, e cerca de 80 mil óbitos devidos a Covid-19 até setembro.

“O Brasil antes da pandemia era  um país já em franco colapso econômico e social, sob do ponto de vista econômico, o Brasil entre os anos 50 e 80 foi o que mais cresceu no mundo capitalista, e dos anos 80 para cá o Brasil que crescia 15% por ano, caiu  para 2% e agora está praticamente estagnada. O Brasil chega nesse momento com a economia parada. Temos a mais perversa distribuição de renda do planeta e do ponto de vista das políticas públicas está baixo de todos os países da América do Sul, o Brasil está numa situação historicamente grave e a pandemia transforma esse argumento numa tragédia ainda mais grave. O Brasil vai chegar até o final do ano com  R$ 670 bilhões de buraco”, disse.

Questionado por Arimateia Carvalho sobre o desempenho da Bolsa de Valores, que se contradiz aos resultados recentes  da economia nacional. Ciro Gomes detalha que ela começou a crescer devido a forte desvalorização nacional, beneficiando apenas ‘meia dúzia’ de investidores, enquanto a indústria nacional padece.

Reprodução/ Tv Jornal Meio Norte

 “A Bolsa de Valores no Brasil é um jogo de meia dúzia de especuladores, não tem nada a ver com a vida real, a Bolsa está crescendo porque as ações no Brasil foram para o fundo do buraco; mas aqui embaixo a indústria nacional está um desastre, perdeu 18,8% em abril; o comércio está perdendo em cerca de 40%; a agricultura de exportação tá bem, porque a comida no mundo os preços não oscilam tão para baixo”, disse.

Gomes enalteceu o potencial agrícola do Piauí, e a perspectiva de avanço econômico quando a Ferrovia Transnordestina for finalizada. “A agricultura de alto nível, o Piauí já tem uma força grande e com a Transnordestina terminada o Estado vai explodir em riquezas, a fronteira Matopiba será a nova Califórnia”, frisou.

Polarização

Na entrevista ao jornalista Arimateia Carvalho, Ciro Gomes ainda criticou a polarização na política nacional, e principalmente os extremistas, indicando que os brasileiros devem construir uma ponte para sair  da crise e do discurso radical.

Assista a entrevista na íntegra: 

“Tenho dito que temos que mandar eles brigarem lá fora, é mais ou menos o que temos que fazer com esses radicais, temos que juntar os homens e mulheres de bem do Brasil e construir um caminho; a tarefa de construir vai dar um trabalho infernal. Os tomadores de decisão no Brasil não estão tendo a noção do tamanho do problema, você vê a quebradeira do setor público, e vai ter que tomar decisões tributárias, não faz sentido mais adiar a tributação das grandes fortunas”, comentou.

Sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro disse que não  acredita numa conclusão de mandato, citando a postura desagregadora do líder nacional, que vai na contramão dos ex-presidentes que conseguiram concluir sua respectivas gestões.

“Na minha mente ele sai antes, é um palpite, baseado na experiência, só três presidentes terminaram o mandato, a característica dos três era a experiência de minimizar o conflito, o Bolsonaro vive na briga, quando não tem ele cria, o Bolsonaro tem um problema econômico que não tem precedentes na história e ele não sabe o que fazer. Entupir o Ministério da Saúde com 23 militares e nenhum nunca passou na porta do hospital, cria confusão com ministros, como um homem desse vai terminar o mandato?”, questionou.

Livro

Por fim, Ciro Gomes falou sobre o seu novo livro ‘Projeto Nacional: O Dever da Esperança, que vem sendo recordista de vendas na plataforma da Amazon.

Reprodução/ TV Jornal Meio Norte

“Não esperava esse sucesso todo, porque é um livro de economia político, tem muitos números. Estou feliz porque apesar de ser um livro sobre economia política, pois parece que essa sede por luz está iluminando o debate no país, sou muito feliz com a luta do povo brasileiro, embora angustiado. Quero devolver essa ideia que devemos pensar com a nossa própria cabeça e não imitar como papagaio os americanos”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES