Cirurgia rara reconstitui pênis de menino de 10 anos arrancado por poodle da família

Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.e recuperou a autoestima após cirurgia

Poodle arranca penis de criança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O drama de um menino alagoano de apenas 10 anos comoveu uma equipe médica no Rio de Janeiro. Ele teve o pênis arrancado por um poodle da família quando tinha 6 meses. Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.

No entanto, na semana passada, ele conseguiu fazer uma cirurgia de reconstituição do órgão. A operação foi realizada no Hospital Municipal Jesus, na Zona Norte do Rio.

Segundo a mãe da criança, com a operação, seu filho também recuperou a autoestima. ?Ele tinha muita vergonha dos colegas de escola, porque zombavam dele. Agora, ele terá uma vida normal", explica.

Acidente

A família mora na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. De acordo com a mãe, o menino estava sozinho em casa no dia do acidente. ?Eu tinha saído para trabalhar e deixei-o com o pai. Quando voltei, meu ex-marido tinha saído e meu filho chorava muito. Quando fui ver, ele tinha sido atacado pelo cachorro. A partir desse dia, ele passou a sentir muitas dores na hora de urinar?, contou. Para ela, o animal deveria estar com fome, já que não era violento.

A mãe decidiu procurar ajuda quando o filho começou a questionar porque ele era diferente dos quatro irmãos e dos colegas da escola. ?Pedi dinheiro emprestado a um amigo, conhecido como Galego do Seguro, e trouxe meu menino para ser operado no Rio em abril deste ano?, disse.

Caso comove equipe médica

De acordo com o chefe da cirurgia pediátrica do Hospital Jesus, Nicanor Macedo, o caso sensibilizou toda a equipe médica. ?A primeira cirurgia foi realizada pela minha equipe em abril. Foi uma operação para desobstruir o canal da uretra, que estava quase fechado?, explica o médico, garantindo que, em 20 anos de profissão, nunca tinha visto um caso como este. Após a cirurgia, o menino voltou para Delmiro Gouveia para aguardar a nova operação.

Ainda segundo Nicanor, para realizar a segunda etapa da reconstituição do pênis foi preciso entrar em contato com o amigo e especialista Roberto de Castro, que mora na Itália e veio ao Rio para participar da cirurgia. ?Eu e minha equipe juntamos dinheiro para pagar a passagem?, conta.

Macedo explica que Castro é um dos pioneiros nesse tipo de operação. ?Já fez cirurgias pelo mundo todo. Esta é a primeira no Rio e a quarta do Brasil. As três anteriores foram em São Paulo e Salvador?, detalha.

A volta do menino ao Rio foi bancada pela prefeitura de Delmiro Gouveia, a pedido de Nicanor Macedo. ?Essa segunda cirurgia foi muito importante para ele recuperar sua identidade?, explica o médico.

Segundo a mãe, o filho não para de levantar o lençol para ver o resultado da cirurgia. ?Ele está radiante e louco para voltar à escola?, conta.

Etapas da cirurgia

De acordo com Nicanor, o pênis é reconstituído a partir de um retalho retirado da parede abdominal do paciente. ?Retiramos a pele com terminações nervosas e enrolamos para dar forma ao novo órgão?, explica o médico. O menino ficará em observação por mais um mês no Hospital Jesus.

Ainda segundo o chefe da cirurgia, quando a criança chegar à puberdade, será necessário fazer uma terceira cirurgia. ?Daqui a seis ou sete anos será preciso implantar uma prótese para que ele possa ter uma vida sexualmente ativa?, detalha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES