Cirurgião cardiovascular da USP recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPI

A honraria é um reconhecimento dado por universidades a pessoas que tenham se destacado em determinada área.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reconhecimento pela atuação na área de cirurgia cardiovascular, a Universidade Federal do Piauí-UFPI concedeu ao médico cardiologista Fábio Biscegli Jatene, na quinta-feira (05), o título de ?Doutor Honoris Causa? em Solenidade de Outorga do título, ocorrida no Cine Teatro da Universidade. Fábio Jatene é graduado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, tem doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP e é professor da Disciplina de Cirurgia Torácica da USP.

A honraria é um reconhecimento dado por universidades a pessoas que tenham se destacado em determinada área por boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

O autor da proposta foi o cirurgião cardiovascular, Dr. José Lira, que foi orientando do Dr. Fábio Jatene no doutorado em São Paulo. ?Ele hoje é um dos mais importantes pesquisadores e professores de medicina na área de cardiologia do Brasil. A Universidade precisava tomar conhecimento desse perfil do professor e com isso reconhecer seu trabalho?, conta Lira.

Segundo Fábio Jatene, ele e Dr. José Lira já possuem mais de 30 anos de convivência no campo da cardiologia. ?Eu tenho uma ligação forte com colegas da minha área aqui no Piauí, esse título é uma oportunidade de fortalecer ainda mais esses laços. Eu vejo muito bem o desempenho da cardiologia aqui em Teresina. Está em nível comparado aos melhores do país, pela capacitação dos profissionais e pelas condições técnicas?, afirma.

O médico apontou como exemplo positivo do avanço da cardiologia no Estado, um estudo realizado há alguns anos, em cima de avaliações a partir de operações que deveriam ser realizadas em mesmo número no Incor, em São Paulo e em Teresina. ?No fundo eu pensei que realizaríamos mais casos em São Paulo, já que nossos serviços são maiores e mais ativos. Mas enganei-me. Completamos o estudo com o maior número de operados aqui em Teresina, e com excelentes resultados. A defesa de tese foi memorável e a repercussão do trabalho muito grande?, declara Jatene. Essa foi a tese de doutorado do Dr. José Lira, que solicitou a entrega do título.

O título trouxe para Fábio o que ele descreve em três momentos: amizade, pelas pessoas que o receberam há muito tempo atrás e consolidaram uma forte amizade; companheirismo, ressaltando a importância de estreitar as relações com os profissionais da área e de realizar o trabalho cooperativo, obtendo resultados; e participação, o engajamento das universidades e instituições diversas em discussões ligadas ao bem estar da população e na solução de problemas do campo da saúde e inovações.

Para o Reitor da UFPI, Luiz Júnior, é uma honra ouvir de um professor da melhor Universidade da América do Sul, e uma das melhores do mundo, sobre o carinho especial e reconhecimento do trabalho dos profissionais do Piauí na sua área da medicina. ?É muito gratificante para nossa academia ouvir o depoimento de um profissional do nível do Dr.Fábio Janete. O mesmo sentimento estendo ao Professor Doutor José Lira?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES