Clima de natal contagia alunos do Ana Cordeiro

Clima de natal contagia alunos do Ana Cordeiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alfabetizar e ao mesmo tempo profissionalizar as pessoas que t?m defici?ncia mental ? o grande desafio do Centro de Habilita??o Ana Cordeiro - CHAC, que realiza diversos trabalhos com portadores de defici?ncia.

Fundada h? 39 anos, a escola atende jovens e adultos de ambos os sexos, a partir de 15 anos, com defici?ncia mental associada ou n?o a outras defici?ncias, como, por exemplo, autismo e paralisia cerebral. No centro, todos t?m aulas de alfabetiza??o e atividades profissionalizantes. ?Nossa proposta ? trabalhar sempre o pedag?gico e o profissional com qualifica??o para conseguirmos inseri-los no mercado de trabalho?, afirma a coordenadora-geral do centro, Rosana Costa.

Nas oficinas profissionalizantes os alunos aprendem a trabalhar com marcenaria, encaderna??o, arte pedag?gica com trabalhos manuais e oficinas de atividades da vida di?ria. ?Nesta ?ltima oficina os alunos trabalham a higiene pessoal, aprendem a lidar com as atividades do dia-a-dia, como arrumar a cama, fazer comida, dentre outras. Nas oficinas artesanais fazem objetos de madeira e pe?as de decora??o?, diz Rosana Costa. A coordenadora informa que as oficinas profissionalizantes t?m trazido ?timos resultados para a institui??o.

O trabalho de apoio pedag?gico, realizado no Centro de Habilita??o Ana Cordeiro no ano letivo de 2007, foi bastante diversificado. Algumas atividades extras foram aplicadas com o objetivo de envolver todos que, direta ou indiretamente, fazem parte do processo ensino-aprendizagem do educando.

A coordenadora-geral acrescentou ainda que as datas importantes s?o festejadas na unidade, e n?o deixaria de comemorar o Natal, motivo de grande alegria. ?Estamos envolvendo os alunos em mais uma oficina, eles est?o nos ajudando a confeccionar os arranjos natalinos. Alunos e professores confeccionam enfeites para ornamentar o Centro. Atividade esta que contribui n?o s? para o clima de alegria da data, como tamb?m para desenvolver habilidades psicomotoras, assim como o esp?rito de cooperatividade, solidariedade e fraternidade entre todos?, diz.

A equipe ? formada por uma coordenadora pedag?gica, cinco professores de apoio, 32 alunos que s?o atendidos individualmente ou em grupo, em sess?es de duas horas a cada dois dias. Estes alunos tamb?m s?o assistidos paralelamente por uma equipe t?cnica multidisciplinar que muito tem contribu?do para o ?xito desse trabalho: psic?logo, psicopedagogo, assistente social, neurologista, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudi?logo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES