Clube de Vídeo da Casa da Cultura homenageia Ennio Morricone

Clube de Vídeo da Casa da Cultura homenageia Ennio Morricone

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Clube de V?deo de Teresina retoma sua programa??o especial aos s?bados com sess?es gratuitas, ?s 9h, na Sala de V?deo da Casa da Cultura. Durante o m?s de novembro, o Clube homenageia o maestro italiano Ennio Morricone exibindo 5 filmes com as trilhas sonoras assinadas por ele. Al?m disso, haver? uma s?rie de palestras e debates sobre a rela??o m?sica/cinema.

No dia 3/11 ser? exibido o filme ?Tr?s homens em conflito?, de S?rgio Leone (1966). Dia 10 ? a vez do cl?ssico ?Cinema Paradiso?, de Giuseppe Tornatore (1988). ?Os intoc?veis?, de Brian de Palma (1987), considerando uma obra-prima do cinema mundial, ser? apresentado no dia 17. Outro filme de Giuseppe Tornatore, ?Uma simples formalidade? (1994), estar? em cartaz no dia 24 e no dia 30 ? a vez de ?A Miss?o?, de Roland Joff? (1986), Palma de Ouro em Cannes e Oscar de fotografia.

De acordo com o cineasta piauiense Alfredo Werney, Ennio Morricone ? considerado o fabulador do som f?lmico. Com uma educa??o musical baseada no estudo da composi??o erudita, a experi?ncia do maestro no cinema teve in?cio em 1961, com a pel?cula "O fascista", do diretor Luciano Salce.

Possivelmente, Morricone ? o compositor de cinema que mais pesquisou timbres e texturas na hist?ria das trilhas sonoras. Sua m?sica alarga a dimens?o po?tica da imagem, revelando ao espectador um mundo sonoro para al?m dos efeitos visuais e em perfeita sintonia com a pl?stica visual das seq??ncias. Uma paisagem sonora pouco usual: assobios inseridos em arranjos orquestrais, guitarras el?tricas mescladas com cordas euf?nicas, vocais femininos, orquestra acompanhada por se??o r?tmica (bateria, baixo, teclado), flautas pan, gaitas, sinos, efeitos produzidos por sintetizadores, coro funcionado como percuss?o. Todo este universo sonoro constitui a base material da m?sica de Ennio Morricone.

?De maneira categ?rica, a cansativa m?xima que vez por outra, ainda ? mencionada: ?a boa m?sica de cinema ? aquela que passa despercebido?, inverte-se quando se fala em Morricone. Exageros ? parte, poder?amos dizer: a boa m?sica de cinema ? a que percebemos de uma forma que, se nos descuidarmos, esqueceremos at? mesmo a banda visual do filme?, finaliza Werney, membro do Clube de V?deo e estudioso da s?tima arte.

O Clube de V?deo da Casa da Cultura continua sua programa??o normal durante a semana, de segunda a sexta, com sess?es ?s 18h30, e ingressos a R$ 1,00 e R$ 0,50. O Clube ? mantido pela Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES