mais

CMEI Ladeira do Uruguai recebe ação “Hospital do Ursinho”

A ação realizada dentro de escolas e hospitais para aproximar crianças ao ambiente hospitalar e superar seus medos.

O Teddy Bear Hospital que surgiu na Austria na década de 90, é conhecido no Brasil como Hospital do Ursinho, uma ação realizada dentro de escolas e hospitais para aproximar crianças ao ambiente hospitalar e superar seus medos. O Centro Municipal de Educação Infantil Ladeira do Uruguai, localizado na  zona Leste de Teresina recebeu a visita de estudantes de medicina para simular um atendimento e acabar com o medo das crianças de ir ao médico de um jeito divertido  e didático. 

Os alunos de Medicina, como médicos, recebem os pacientes, brinquedos,  e as crianças representam o papel do acompanhante. A partir disso, entra a ludoterapia, uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia em brincadeiras. Eles conversam sobre remédios, curativos, injeções e aparelhos de Raio-X para mostrar por meio da brincadeira,  a função do médico em uma ação de deixar o medo de lado e saber mais sobre a atenção que um paciente de verdade recebe na consulta.

O Hospital do Ursinho faz parte do Programa Saúde na Escola, realizado pela equipe 263 da Unidade Básica de Saúde Santa Isabel. O interno do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Felipe Lima, conta sobre sua motivação de contribuir e partilhar os conhecimentos adquiridos.  “As crianças, quando crescem com pensamentos e impressões errôneas do serviço de saúde, acabam tendo muitos impactos negativos em sua saúde por não querer ir ao médico ou realizar quaisquer medidas de saúde. Não tem sentido termos conhecimento se não for para compartilhar com as pessoas e trabalhar com crianças é algo fantástico e muito enriquecedor”, relata.



Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail