Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

CNH Digital agora pode ser gerada pelo aplicativo

Antes da novidade, o usuário precisava comparecer ao Detran.

CNH Digital agora pode ser gerada pelo aplicativo
1 | Divulgação/Serpro
Compartilhe
Google Whatsapp

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) agora pode ser gerada remotamente, por meio do app para celulares e tablets, sem a necessidade de ir ao Detran ou de obter o certificado digital. A autenticação pode ser realizada toda via aplicativo, com o uso de reconhecimento facial. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério das Cidades junto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Antes disso, o motorista precisava comparecer ao Detran onde a CNH foi emitida para confirmar alguns dados pessoais (caso não possuísse o certificado digital).

A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017. Para usar o novo recurso, o usuário precisa ter a CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de forma gratuita na Google Play, para Android, e App Store, para iPhone (iOS). Mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a carteira com o código de barras bidimensional.

\"
(Crédito: Paulo Alves/TechTudo)

Segundo o Ministério, a necessidade de atendimento presencial limitava a adoção do documento digital. A expectativa é que a procura seja maior, já que o usuário pode usar o app para ler o código QR da carteira física e realizar uma etapa de validação biométrica diretamente pelo aparelho, por meio da câmera do telefone.

O processo envolve uma prova de vida para garantir a segurança da identificação. No momento da autenticação biométrica, o usuário deve fazer certos movimentos para a câmera, impedindo que o mecanismo possa ser fraudado com fotografias.

Após a validação, o usuário deve informar o número de telefone celular e definir uma senha de quatro dígitos para ativar a CNH Digital. O código será solicitado sempre ao acessar o documento no aplicativo, com ou sem Internet disponível.

\"
(Crédito: Divulgação/Serpro)

CRLV Digital

Além da CNH, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito poderá carregar também uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, ao contrário da carteira de habilitação, ainda são poucos os estados que aderiram ao documento digitalizado de veículo. Por enquanto, o CRLV Digital está disponível no Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia. A lista atualizada de adoção do CRLV Digital está disponível no site do Denatran logo abaixo:

 https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/carteiradigital/adesoes.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar