CNJ determina a continuidade do concurso dos cartórios no Piauí

O CNJ determinou o prosseguimento e estipulou regras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Concurso para Atividade Notarial e de Registro, o conhecido concursos dos cartórios, que desde 2015 estava parado à espera de uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a prova de títulos, vai enfim ter continuidade. 

Contrariando o conselheiro Norberto Campelo, que era a favor da suspensão do certame, o CNJ determinou o prosseguimento e estipulou as regras para o aceite de títulos. 

A informação é da vereadora Graça Amorim (PMB), que explicou que, segundo orientação do CNJ, o certame só aceitará títulos de cursos que foram realizados até o período da divulgação do edital, o ano de 2013.

"Este concurso é fundamental para a descentralização dos cartórios no Piauí. O impasse estava na prova de títulos porque havia candidatos que apresentaram 10 diplomas de especialização feitos em 1 ano, o que ia de encontro à lisura do processo", destaca a vereadora.

Em maio deste ano, a Câmara Municipal de Teresina, aprovou requerimento proposto pela Vereadora Graça Amorim solicitando ao CNJ que se pronunciasse  sobre questionamento enviado  àquela instituição a respeito deste ponto: a limitação do número de títulos para  concurso de cartórios do Piaui e o período em que os cursos foram realizados pelos candidatos. A resposta veio agora.

“Quem ganha com isso é a  população pois vai utilizar os serviços cartorários com mais tranquilidade, menos filas e serviços mais baratos. Com o aumento da concorrência, a tendência é que o serviço melhore”, ressalta a vereadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES