CNJ lança mutirão para emissão de documentos para populações vulneráveis

O esforço é destinado à emissão de registro civil à população vulnerável, como pessoas em situação de rua, povos originários e ribeirinhos.

CNJ lança mutirão para emissão de documentos para populações vulneráveis | Divulgação/Anoreg-PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, a partir desta segunda-feira (8), um esforço destinado à emissão de registro civil à população vulnerável, como pessoas em situação de rua, povos originários e ribeirinhos. A iniciativa intitulada “Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se!” acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio. A emissão dos documentos será feita de forma gratuita. 

No mutirão, crianças e adultos poderão receber a certidão de nascimento – essencial para que o cidadão possa acessar a saúde pública, ir à escola e votar, por exemplo – ou emitir a segunda via do documento. A campanha tem como objetivo reduzir o sub-registro civil no Brasil e ampliar o acesso a documentação no país.

Os serviços oferecidos podem incluir também a coleta de dados biométricos, a atualização do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico, usado para o pagamento de programas sociais) e serviços ligados ao RG e ao CPF, a depender do Tribunal de Justiça de cada estado. 

A declaração de hipossuficiência poderá ser preenchida por meio de um formulário eletrônico. O projeto será executado por meio de um esforço integrado entre juízes e juízas auxiliares, servidores e servidoras, indicados pelas Corregedorias-gerais dos tribunais de justiça de cada estado, e os cartórios de Registro de Pessoas Naturais. 

CNJ lança mutirão para emissão de documentos para populações vulneráveis | Foto: Beatriz Borges/g1Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, a estimativa atual é de que mais de 3 milhões de pessoas no país não tenham registro civil.

"A partir desse documento, que é gratuito, ele pode obter título de eleitor, registro de identidade, ser encaminhado pros programas sociais. A partir daí ele vai poder também se capacitar para obter trabalho, tem postos onde se pode obter isso. Então, é um momento importante pro resgate da cidadania, dessa população socialmente vulnerável", afirmou.

SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES