CNPq lança chamada de Bolsas de Produtividade em Pesquisa

O objetivo é reconhecer o trabalho dos pesquisadores

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna pública a chamada de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para selecionar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento.

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente aos itens como: possuir o título de doutor ou livre docente.

O objetivo é reconhecer o trabalho dos pesquisadores e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

As bolsas PQ são concebidas nas categorias 1A, 1B, 1C, 1D e 2, conforme critérios estabelecidos em norma.

A data limite para submissão das propostas é 31 de agosto de 2017 e o julgamento está previsto para novembro deste ano, com divulgação do resultado preliminar em dezembro.

A UFPI ratifica a importância de que seus pesquisadores submetam suas propostas ao referido certame, por corresponder a um dos principais indicadores voltados a subsidiar as demais linhas de fomento não só do CNPq como de outras similares.

Ademais, destacamos que caso tenha sido submetido proposta a Editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), e tenham sido aprovados no seu mérito, porém, não contemplados por razões de restrições orçamentárias do CNPq, a UFPI dispõe de edital próprio, divulgado anualmente, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa.

Fonte: Com informações da Ascom/UFPI
logomarca do portal meionorte..com