CoizaNossa: Campo Maior, palco da histórica Batalha do Jenipapo

Documentário será exibido domingo, 12 de março, ao meio-dia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

EM CAMPO, UM BRASIL MAIOR!

Campo Maior, palco da histórica Batalha do Jenipapo, é tema de documentário inédito exibido em episódios pela Rede Meio Norte no Programa COIZANOSSA, a partir deste domingo, 12 de março, ao meio-dia. O programa tem horário alternativo também à noite, a partir das 22h30, com o mesmo conteúdo exibido no começo da tarde. Assista.

Em CAMPO um Brasil MAIOR...

Com esse título, a Meio Norte apresenta uma exclusiva inovação jornalística no estilo documentário, ao exibir produção direcionada para telespectadores de uma Rede de televisão com alcance Regional. Em episódios sequenciados, uma grandiosa reportagem chegará a milhões de habitantes do Meio-Norte e Nordeste do Brasil, e para o mundo, através da internet, como se fossem capítulos de uma novela. Assim, a cada semana, novas emoções e descobertas são reveladas, o que representa uma inovação narrativa no estilo documentário tradicional. A estréia acontece neste Domingo, 12 de março, a partir do meio-dia. A produção, inédita, percorreu e registrou cenários da Natureza de Campo Maior no mesmo clima e semelhança ao das chuvas e mormaços dos dias que antecederam o 13 de Março de 1823, ano da Batalha do Jenipapo.

Interatividade...

Além da inovação de abordagem no conteúdo e modo de apresentar, a série Em CAMPO um Brasil MAIOR, proporcionará uma conexão interativa com os telespectadores e internautas. Já para o segundo episódio será dado, a quem se cadastrar e interagir, o poder de escolher, através das redes sociais, o tema que será exibido no domingo seguinte. É simples participar: três opções serão disponibilizadas a partir de quarta-feira no portal meio norte. A mais votada terá prioridade de exibição.

Interação coletiva...

Apresentador do Coizanossa e ecoaventureiro, Alcide Filho disse que a ideia geral da reportagem evoluiu e ganhou originalidade por conta de sua criação coletivizada. "Foi como um enxame criativo, exemplificou. Ao ser compartilhada com José Osmando, diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação, ganhou a dimensão de um registro histórico, sob um olhar testemunhal discreto e poético da Natureza. "O Osmando interagiu de imediato, enriquecendo com sugestões de enfoques, listando pautas com o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade do telespectador", declarou Alcide. Wrias Moura, diretor de Programação e da Rede Meio Norte, segundo o ecoaventureiro, apontou um caminho: "conte as histórias que encontrar de modo simples e direto, sem muitos cortes e que dispensem emendas de edição". Já a inovação da narrativa em formato de episódios, veio sugerida através de uma palavra que já dá água na boca: "dropes". Com isso, quem a publicou, assumiu a missão de consultor ao sugerir que a reportagem poderia ser exibida em partes, mas com o todo individualizado, como é cada pastilha de um refrescante dropes de menta. E deu no que você vai assistir. E interagir.

Em Março, a NATUREZA desperta e floresce em Campo Maior. O verde é a cor mais esperançosa da paisagem. Nos reflexos dos espelhos de água das chuvas, céu e terra se unem em um mesmo abraço. A reportagem quer festejar a vida. E assim, energizar o otimismo.

A inspiração veio do poder de renascimento da Natureza ao nosso redor.

Em CAMPO um Brasil MAIOR é puro conteúdo regional. O foco é o território e cenários de Campo Maior e sua repercussão para fortalecer a integração territorial do Brasil.

O momento é convergente: une História e Natureza. As paisagens, cenários naturais e históricos, estão presentes.  Partimos para uma aventura de descobertas e revelações do que é originalmente COIZANOSSA. O 13 de março, a Batalha do Jenipapo é uma referência simbólica e obstinada da coragem e patriotismo daqueles que se alistaram voluntariamente para uma “Batalha dos Caboclos” armados de foices e enxadas, contra armas de fogo e canhões do experiente e testado Comandante das Armas Portuguesas, João José da Cunha Fidié. 

Momento inspirador:

O Desembargador Federal, o piauiense Carlos Augusto Pires Brandão, em depoimento gravado no Campo dos Heróis do Jenipapo, faz instigantes perguntas ao tempo presente e ressalta a  IDENTIDADE, determinação e a superação piauiense.     

Natureza:

A poesia do despertar do verde nos Campos Maiores, vitalizada pela energia das chuvas de março.

Sementes e flores tingem os campos de cores.

Serra de Santo Antônio mostra a silhueta de suas encostas verdejantes.

Momento poético:

Nesse cenário de poesia natural, o Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale entra em cena.

No ambiente rural, colonial e histórico gravado na Fazenda TRABALHADO, ele nos fala sobre poesia, educação, juventude e solidariedade.

Campo Maior, cenários da Natureza.Temas da série especial

Serra de Santo Antônio: a trilha dos macacos.

Serra de Santo Antônio: a escalada do Mirante.

Rio Jenipapo: as águas da independência.

Barragem do Emparedado: belezas da Natureza.

Ninhal das Garças: a Natureza surpreende.

Passado colonial: Fazenda Trabalhado, 300 anos de História.

Sabores da Terra: a gastronomia regional.

Budega do Filipe: tradição e arte nativa.

Entrevista: Benjamin Pessoa Vale, médico neurologista.

Entrevista: Carlos Augusto Pires Brandão, Desembargador Federal.

Entrevista: Jaqueline Lages, pecuarista.

Entrevista: Antônio Miranda de Sousa, historiador popular.

EQUIPE & Produção:

Aventureiro, fotografia e direção: 

Alcide Filho

Consultoria temática: 

José Osmando 

Assistente de câmera: 

Lucas Castro

Contatos e produção local: 

Pedro Borges 

Apoios: 

Rádio MN FM de Campo Maior 95,9. 

João do Churrasco

Guias: 

Zé Preá e Pequeno

Roteiros, guia master e consultoria:

Chico Loteria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES