Cólera: autoridades mundiais alertam para a epidemia da doença

Vacina poderá prevenir surto de cólera no mundo e por isso é tão necessária

Surto de cólera pode ser evitado com vacinas | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mundo está em alerta.Tudo em razão do alastramento de casos de cólera. Surtos da doença foram registrados por 30 países. No Brasil, os últimos casos são de uma década, mas é preciso ficar atento. Muitos desses casos podem ser prevenidos com vacina, hábitos de higiene e, ainda, saneamento básico.

A Cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae. Vale lembra que a toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. 

Dessa forma, a alteração faz com que o organismo secrete água em grandes quantidades. É ai que vem a diarreia e também os vômitos. As complicações decorem do esgotamento do corpo. Ela é mais comum em crianças e idosos.

Vacina pode ajudar a diminuir número de casos - Istock

Surtos no mundo

Neste ano, cerca de 30 países registraram casos de cólera. Entre eles, Síria, Nigéria, Haiti. Na Síria, um dos mais afetados, há 20.000 casos suspeitos, de acordo com as Nações Unidas. 

Na Nigéria há pelo menos 6.000 casos. No Haiti, a doença eclodiu à medida que moradores de bairros inteiros passaram a ser deslocados pela violência e amontoados em pequenos locais em Porto Príncipe, compartilhando um único cano de água rachado que onde passam resíduos não tratados.

No Brasil a bactéria chegou ao país durante no fim do século 19, fazendo vítimas durante quase dois séculos. O último surto foi em 1991, sobretudo nos estados do Norte e Nordeste. Foram cerca de 170 mil casos e 2 000 mortes, registrados até 2014.

Vacina deverá ser em dose única - Freepik

Conter surtos

A vacina deve ser feita em duas doses. Mas recentemente, a demanda mundial aumentou, o que fez a Organização Mundial da Saúde mudar o esquema para uma única dose, na tentativa de aumentar o número de pessoas imunizadas. O método funciona para conter surtos, mas a duração da proteção é menor – de cerca de 6 meses a 2 anos. O esquema com duas doses cerca do dobro disso.

As vacinas

A oferta atual de vacinas contra a cólera é extremamente limitada.  Segundo a Organização Mundial da Saúde, do total de 36 milhões de doses previstas para serem produzidas em 2022, 24 milhões foram embarcadas para campanhas preventivas e mais 8 milhões de doses para a segunda rodada de vacinação de emergência em 4 países. É muito pouco.

Os fabricantes de vacinas estão produzindo em sua capacidade máxima atual e não há solução de curto prazo para aumentar a produção. A suspensão temporária da estratégia de duas doses pode apagar o incêndio, mas não resolve o problema.

Uma longa reportagem do New York Times deste mês detalhou a situação dramática. "Não há vacina suficiente”, disse ao jornal americano Daniela Garone, coordenadora médica internacional dos Médicos Sem Fronteira. No momento, estamos apenas reagindo, tentando evitar a mortalidade, e não podemos evitar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES