Coleta de sangue na Ponte Estaiada segue até sexta-feira

A Unidade Móvel do Hemopi e uma equipe de 10 profissionais da saúde foi enviada para o estacionamento do complexo turístico como ação parte do “Junho Vermelho”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (24) o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) foi até a Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina (PI), para realizar a coleta externa de sangue.

A Unidade Móvel do Hemopi e uma equipe de 10 profissionais da saúde foi enviada  para o estacionamento do complexo turístico como ação parte do "Junho Vermelho" e na tentativa de suprir o estoque que vem sofrendo uma queda brusca. Essa ação mobilizadora ocorre das 8h às 16h30 e vai até a sexta-feira (26). 

FOTO: Divulgação/Hemopi

Eduardo Ribeiro, supervisor da triagem clínica do Hemopi acompanhou as primeiras doações e ressalta que é preciso o estoque pois a demanda é contínua. 

“As patologias como anemia crônica, complicações decorrentes da dengue e acidentes que acarretam em perda de sangue considerável exigem que o nosso estoque esteja em nível adequado para suprir as necessidades", frisa.

De acordo com o Hemopi, com a pandemia, as doações de sangue registraram uma redução de quase 50%. O ponto de coleta estratégico e de fácil acesso para os teresinenses tem o objetivo de contribuir com o aumento de doadores e candidatos à doação e também de sensibilizar a todos sobre a importância desse ato grandioso.

"Aproveito a oportunidade e faço convite a você que é doador e a você que ainda não doou, que pratique essa solidariedade. Doe sangue e ajude a salvar vidas" disse Ribeiro.

FOTO: Divulgação/Hemopi

Até agora, muita gente já somou forças com o Hemopi para ajudar quem mais precisa.

Depois que descobriu que cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 3 vidas, Luís Mayke, prestador de serviços eletrônicos, nunca mais parou de doar.

"Eu também vi que os bancos de sangue sempre estão precisando de sangue e isso sempre me incentiva.  Você pode salvar a vida de uma pessoa que você não conhece, mas você sabe que você fez sua parte. Não tem perigo algum de contaminação, o pessoal do Hemopi nos atende muito bem e verifica se você tem algum problema. Nada vai comprometer a sua saúde", aconselha Luís, que doou sangue pela primeira vez há cinco anos. 

Saiba quem pode doar

Para doar é preciso atender critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo os principais: portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que jovens com menos de 18 anos precisam de autorização assinada dos responsáveis legais; estar alimentado, sem sintomas de gripe ou resfriado, saudável, ter dormido bem na noite anterior e pesar acima de 50 kg e chegar ao local utilizando máscara facial. Demais exigências serão avaliadas na triagem clínica dos candidatos à doação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES