Colheita da uva movimenta economia no Sul do país

Festas, passeios e até maratonas fazem parte das atrações promovidas para comemorar a temporada

Temporada de colheita da uva, conhecida como Vindima, se estende até março e atrai turistas ao sul do Brasil | Ibravin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vinícolas de todo Brasil estão em festa. É tempo de Vindima, época de colheita da uva, e os parreirais estão verdes e regados pelo aroma da fruta. A Serra Gaúcha, responsável pela produção de 85% dos vinhos do país, oferece diversas atrações para o período, como passeios pelas videiras, a tradicional pisa da uva, além de degustação de vinhos e de comidas típicas italianas. Durante a temporada, que vai até o dia 29 de março, hotéis, vinícolas e restaurantes têm programação especial e pacotes promocionais com atrações paralelas. 

O Vale dos Vinhedos (RS), composto pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul operam com 90% da capacidade hoteleira durante a Vindima, segundo o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da região de Uva e Vinho (SEGH). A região conta com mais de 30 vinícolas e inúmeros atrativos turísticos. Em Bento Gonçalves, grande polo brasileiro do vinho, dos 800 mil turistas registrados anualmente, mais de 350 mil buscam a cidade no período de colheita da uva.

Produção de uva gera emprego e renda a milhares de famílías no país. (Foto: Ibravin)

O município de Flores da Cunha (RS) também festeja a colheita da fruta com a famosa FenaVindima que, neste ano, acontece entre os dias 14 de fevereiro e 1º de março. A festa recebe mais de 70 mil pessoas a cada edição e celebra com degustações de vinhos, sucos e espumantes; desfile de carros alegóricos; atrações musicais e gastronomia típica, especialmente o menarosto, prato oficial do município, feito com carnes de codorna, frango, coelho e leitão.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Brasil possui 1,1 mil vinícolas e é o sexto maior produtor de vinho no Hemisfério Sul. Atualmente, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 89 mil hectares, divididos principalmente entre seis regiões, incluindo o Vale do Rio Francisco, na região Nordeste. Apenas o Rio Grande do Sul, produziu mais de 400 milhões de litros da bebida e derivados em 2019.

Estima-se que mais de 16 mil famílias gaúchas de produtores de uva dependam da indústria para garantir o seu sustento econômico. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que o enoturismo engloba economia, cultura e desenvolvimento social.  “A Vindima é mais uma demonstração do poder do turismo na movimentação da economia do país, especialmente no Sul do Brasil, e claro, importantíssimo na geração de emprego e renda para as famílias”, comentou o ministro.

MARATONA DO VINHO

Um dos atrativos oferecidos com a chegada da Vindima é a Maratona do Vinho, a ser realizada no dia 9 de fevereiro, em Bento Gonçalves. O evento tem inscrições abertas até o dia 31 de janeiro e propõe uma festa que une vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte.

O casal brasiliense Claudio Ianelli e Vanusa Ianelli se inscreveram pela primeira vez na maratona. Eles participam de corridas amadoras há alguns anos, mas desta vez queriam juntar turismo e esporte na mesma viagem. “Amamos vinho e amamos correr. Por que não juntar os dois e ainda conhecer um lugar novo e romântico?”, comentou Cláudio. Após visitar a Serra Gaúcha, o casal segue para Gramado e Canela onde conhecerão a Região das Hortênsias. (Por Vanessa Castro/Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES