Colômbia “está pronta” para trocar rebeldes presos por reféns

Colômbia “está pronta” para trocar rebeldes presos por reféns

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Defesa da Col?mbia, Juan Manuel Santos, confirmou que o governo do pa?s est? preparado para libertar guerrilheiros detidos em troca de ref?ns mantidos pelas For?as Armadas Revolucion?rias da Col?mbia (Farc).

Horas antes da entrevista, na sexta-feira, o presidente da Col?mbia, ?lvaro Uribe, anunciou que concordou em criar uma "zona de encontro", com cerca de 150 km? e em qualquer lugar do pa?s, para realizar as negocia?es com as Farc.

Em entrevista ? BBC, Santos afirmou que estaria pronto para iniciar o processo assim que obtiver uma resposta do grupo rebelde.

"O governo colombiano est? fazendo um novo esfor?o para ver se conseguimos libertar os ref?ns e devolv?-los a suas fam?lias depois de tantos anos", disse.

Antes do an?ncio, Uribe consultou o governo franc?s, os chefes militares da Col?mbia e o pr?prio ministro da Defesa.

"Guinada"

Segundo a r?dio Caracol, de Bogot?, a decis?o de Uribe de aceitar um lugar para se encontrar com as Farc representa uma "guinada de 180 graus".

Estima-se que as Farc mant?m 750 pessoas como ref?ns, entre elas a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt, seq?estrada h? seis anos.

Na sexta-feira passada, uma foto de Ingrid na selva foi divulgada. Ap?s a divulga??o da foto, a m?e de Ingrid, Yolanda Pulecio, pediu a ajuda do presidente Luiz In?cio Lula da Silva nas negocia?es para libert?-la. O brasileiro se encontrar? com ela neste fim de semana.

Recentemente, Uribe afastou o presidente da Venezuela, Hugo Ch?vez, do processo de media??o com as Farc ? o que levou a uma troca de farpas entre os dois chefes de Estado.

A decis?o do l?der colombiano ocorre um dia depois de o presidente da Fran?a, Nicolas Sarkozy, fazer um apelo em que pedia a liberta??o de Ingrid e outros ref?ns antes do Natal. As Farc responderam pedindo a cria??o de uma zona desmilitarizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES