Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Primeira Mão: Blog, rádio, jornal e TV unem informações

A coluna é assinada por Ananias Ribeiro, Arimatea Carvalho e Sávia Barreto.

Compartilhe

A partir desta terça-feira (23/04). a página 4 do Jornal Meio Norte abriga a coluna Primeira Mão, assinada pelos jornalistas Ananias Ribeiro, Arimatea Carvalho e Sávia Barreto. Ela segue a tendência de integração das diferentes plataformas do Grupo Meio Norte, interagindo com portal, TV e rádio.

Veja as notas que saíram na coluna de hoje:

PT já está com 24 pastas no novo secretariado 

A coluna/blog Primeira Mão fez um balanço das pastas já ocupadas, com indicação provável e ainda indefinidas na administração do governador Wellington Dias (PT). A expectativa é que Dias anuncie os nomes oficialmente até esta sexta-feira, 26. 

A lista mostra a hegemonia total do PT, ocupando 24 pastas. E podendo ampliar esse número. 

Secretaria de Educação -ELLEN GERA-PT; Secretaria de Fazenda - RAFAEL FONTELES – PT; Secretaria de Planejamento - RICARDO PONTES - PT; Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência - MAURO EDUARDO – PT; Secretaria de Administração e Previdência - MERLONG SOLANO - PT; Secretaria de Cultura - FÁBIO NOVO - PT; Secretaria de Des. da Agricultura Familiar - FRANCISCO LIMMA - PT; Secretaria de Saúde - PT; Coordenadoria de Comunicação - JOÃO RODRIGUES - PT; Imepi - MAYCON DANYLO- PT; Emater - MARCOS VINÍCIUS - PT; ADH - GILVANA GAYOSO - PT; ATI -AVELINO MEDEIROS - PT; Emgerpi - PT; Agespisa - PT; Instituto de Águas e Esgotos - PT; Iaspi - DANIELE AITA - PT; Fapepi - FRANCISCO GUEDES- PT; Agencia de Fomento - PT; Coord. de Juventude - MARINA - PT; Coord. de Políticas Públicas para Mulheres -ZENAIDE LUSTOSA - PT; Fund. Antares - HUMBERTO COELHO - PT; Metrô -VICENTE SOBRAL - PT; Junta Comercial - PT.

Themistocles e Jeová fazem convites juntos

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, estão montando juntos uma chapa forte para disputar as 29 vagas na Câmara da capital em 2020. 

Nessa segunda-feira eles alinharam a candidatura a vereador pelo MDB do primeiro suplente de deputado estadual da oposição, Antônio Félix, que disputou a eleição pelo PTC. Félix não marcou data para se filiar, até porque ele ainda tem bastante tempo para isso, mas deve mesmo seguir esse caminho e ficar na oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB). Ele se afastou muito do deputado estadual Evaldo Gomes, que presidia o PTC e hoje comanda o Solidariedade. Muito mesmo.

Teresa firme e forte com Themistocles 

Atual aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), o PV, liderado pela deputada estadual Teresa Britto, está trocando o barco tucano para remar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB). 

Desde que ingressou na Alepi, Teresa se aproximou muito de Themístocles, inclusive com a viabilização do próprio nome para presidir a Comissão de Saúde na Casa. Deputados de primeiro mandato costumam apenas integrar comissões e não presidir. Britto, com o apoio de Themístocles, conseguiu o feito.

Vanessa Tapety: vereadora em Teresina

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, vai realizar a convenção estadual do partido na quinta-feira, dia 25, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, com a filiação de seis prefeitos e dois vereadores da capital ao partido, além de figuras públicas conhecidas. “Entre as figuras públicas de destaque está a ex-candidata a vice-governadora do Piauí, Vanessa Tapety, que deve sair candidata a vereadora de Teresina”, explica Evaldo. 

A ida de Vanessa é um caminho natural, já que formou chapa com Dr. Pessoa ao Governo do Estado no ano passado representando o PTC, partido que Evaldo comandava. Dos dois vereadores da capital que devem se filiar ao SDD, Fábio Dourado é o mais empolgado, pois vai comandar o diretório municipal.

Venâncio com o bico no ninho tucano

O vereador de Teresina e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, deve deixar mesmo o Progressistas assim que a janela de troca partidária for aberta no próximo ano. O caminho mais indicado até o momento é o PSDB. Quem vai bater o martelo é o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), já que Venâncio também pode se filiar a uma sigla aliada aos tucanos para compor o projeto de sucessão tucana para 2020. Venâncio admite que pode ir, sim, para o PSDB. Ou para outra sigla que o prefeito indicar.

Posição de Pollyanna

A respeito da distância entre a deputada estadual Teresa Britto e o prefeito Firmino Filho, a vereadora Pollyanna Rocha (PV) esclarece que na administração atual do prefeito Firmino Filho ocupou dois cargos: secretária executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e secretária executiva da Secretaria Municipal de Governo. Na Semel, Pollyanna foi indicada pelo próprio prefeito. Na Semgov, Pollyanna foi convidada por Charles da Silveira para ocupar o lugar deixado por Tiago Vasconcelos. A indicação foi chancelada por Firmino Filho. Pollyanna e Firmino estão mais firmes e mais fortes ainda.

Firmino Paulo vai indicar Fundespi

O deputado estadual Firmino Paulo, do Progressistas, vai indicar a Fundespi no Governo Wellington Dias. Ele se acertou pessoalmente com o governador. E assim se distancia de vez do prefeito de Teresina, Firmino Filho, seu tio e principal responsável por sua primeira eleição.

 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar